Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política

cartelização

Subcomissão investigará carteis nas cadeias da carne, frutas, fertilizantes e sementes

Foto: Reprodução

Cartel dos frigoríficos será investigado por subcomissão da Câmara

Cartel dos frigoríficos será investigado por subcomissão da Câmara

O Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) promoverá audiências públicas na Câmara Federal para discutir suspeita de formação de cartéis em diversos segmentos do setor produtivo rural.
 
De acordo com o presidente da subcomissão Permanente de Combate da Cartelização, deputado Moreira Mendes (PSD-MT), há suspeitas de formação destes cartéis na produção de fertilizantes, sementes selecionadas, carnes e até cadeia da citricultura.

Leia mais:
Abiec prestará esclarecimentos sobre suspeitas cartelização na cadeira da carne
FPA aperta cerco contra cartelização e pede esclarecimentos a Friboi, Marfrig e entidades

“O objetivo é avaliar o que existe de concreto em relação à possibilidade de cartelização e promover os encaminhamentos necessários aos órgãos competentes, como o CADE. Temos de ter muita cautela, pois são todas empresas de grande porte, muitas multinacionais, com ações em bolsas de valores. Temos de ter cautela e muita prudência na apuração”, afirma.

Os parlamentares aprovaram na última semana um convite ao presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne, Antônio Jorge Camardelli, para falar sobre questões relevantes sobre a cadeia produtiva da carne no Brasil e no mercado internacional.

Nos próximos encontros devem ser convidados representantes de órgãos do governo, como o Conselho Administrativo de Direito Econômico (Cade), ligado ao Ministério da Justiça.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet