Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

tecnologia no campo

Sistema Famasul realiza seminário sobre Biotecnologia em MS

17 Abr 2013 - 14:47

Assessoria de Comunicação do Sistema FAMASUL

O bom desempenho do agronegócio brasileiro está diretamente ligado à tecnologia no campo, mas para que o resultado seja alcançado é indispensável o uso correto da biotecnologia. Para trazer informações sobre este tema, acontecerá nesta sexta-feira, 17, com inscrições gratuitas, o Seminário Biotecnologia para a Sustentabilidade Brasileira.

O evento será realizado no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do MS (Sistema Famasul), entre às 8h e 17h. Na programação, há a palestra da diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), Adriana Brondani, com o tema “Biotecnologia agrícola no Brasil: cenário atual e perspectivas”.

Segundo Adriana Brondani, a atualidade do setor, o marco regulatório e as aprovações comerciais e perspectivas de novas variedades e características serão assuntos tratados no dia.

Para esclarecer dúvidas sobre os aspectos regulatórios do uso de organismos geneticamente modificados no Brasil estará presente o coordenador de biossegurança de OGM da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Marcus Vinícius Segurado Coelho.

“Vou falar da lei 11.105/2005 que regula as atividades que envolvem transgênicos. Abordarei principais aspectos da normativa e os critérios para conseguir a autorização da comercialização de OGMs, além do papel dos órgãos do Governo”, afirma Coelho.

A lei citada estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização sobre a construção, o cultivo, a produção, a manipulação, o transporte, a transferência, a importação, a exportação, o armazenamento, a pesquisa, a comercialização, o consumo, a liberação no meio ambiente e o descarte de OGMs e seus derivados.

Com o tema ‘Manejo de resistência em plantas daninhas, em organismos geneticamente modificados, no Brasil’, o agrônomo e pesquisador da Embrapa Triga, Leandro Vargas, debaterá a origem e dispersão da resistência de plantas daninhas a herbicidas, em especial resistência ao glifosato, no Brasil.

“A importância está no fato de que precisamos saber quais são espécies resistentes e onde elas ocorrem. Além disso, precisamos entender o que fizemos de errado, para termos espécies resistentes e procurar corrigir esses problemas e avaliar o nível de comprometimento das tecnologias como a soja RR”, comenta Vargas.

Sobre o evento

O Seminário Biotecnologia para a Sustentabilidade da Agricultura Brasileira será realizado no dia 17 de abril, das 8h às 17h, no auditório do Sistema Famasul. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas.

O objetivo é trazer estratégias para o uso adequado das biotecnologias. O Seminário é uma realização do Sistema Famasul (Aprosoja MS, Senar e Funar) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e conta com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Fundação Chapadão, Fundação MS.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet