Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

estradeiro

Setor acusa fiscais do Ibama de executar fiscalização terrorista

O Estradeiro, programado para ir até Santarém, teve que retornar para Mato Grosso. Quatro membros do estradeiro seguiram viagem de jato. O diretor geral do Dnit, acompanhado do coordenador do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, do superintendente do Dnit em Mato Grosso, Luiz Antônio Garcia e do produtor rural Eraí Maggi dão continuidade a programação do estradeiro no Pará, que nesta quarta-feira (04) consiste em visitar as obras executadas pelo Exército em um dos trechos da Br-163 naque

04 Jul 2013 - 17:41

Da Reportagem Local - Rodrigo Maciel Meloni

Foto: Eduardo Cardos - Ascom/Aprosoja

Manifestantes mostram fiscal ambiental ao lado de trator em chamas

Manifestantes mostram fiscal ambiental ao lado de trator em chamas

A queima de maquinário, como mostrada na foto que ilustra esta matéria, é prática comum executada pelos fiscais ambientais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) em municípios do interior do Pará. A constatação foi feita pela reportagem do Olhar Direto, durante o estradeiro promovido peal Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), na cidade de Trairão, localizada a 896 quilômetros de Belém, capital do Pará.

Dilma coloca general na direção do Dnit; militar acompanha estradeiro
Diretor do Dnit verifica in loco situação da BR-163; estradeiro se lança MT adentro

O estradeiro, que tinha como destino o município de Santarém, foi interrompido por um bloqueio feito por trabalhadores do setor extrativista em Trairão nesta quarta-feira (03).

Um dos responsáveis pelo manifesto, Jordão Ferreira da Silva Sobrinho, o ‘Ticão’, falou à reportagem do OD. “Estamos cansados de sofrer este tipo de violência; eles (os fiscais) chegam com truculência, queimam nosso maquinário, destroem serrarias, agridem fisicamente idosos e mulheres; é terrível o que está acontecendo com a gente”.

De acordo com Jordão, existem cidadãos de Trairão que há 30 anos pleiteam a obtenção da regularização fundiária de suas propriedades. “Nós queremos trabalhar na legalidade, produzir de forma sustentável, mas o Ibama impossibilita nosso trabalho”.

O bloqueio realizado pelos manifestantes impedia o tráfego de caminhões, veículos de passeio, ônibus de passageiros, motos e pedestres. “Ninguém vai passar por aqui enquanto um representante do governo federal vier aqui nos atender”, declarou outro organizador do manifesto que não quis se identificar.

Contudo, quando o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o general Jorge Fraxe, tentou negociar a passagem do Estradeiro com os manifestantes, alegando que iria levar suas reivindicações para Brasília. No entanto, os manifestantes se mostraram irredutíveis e não houve negociação.

O Estradeiro, programado para ir até Santarém, teve que retornar para Mato Grosso. Quatro membros do estradeiro seguiram viagem de jato. O diretor geral do Dnit, acompanhado do coordenador do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, do superintendente do Dnit em Mato Grosso, Luiz Antônio Garcia e do produtor rural Eraí Maggi dão continuidade a programação do estradeiro no Pará, que nesta quarta-feira (04) consiste em visitar as obras executadas pelo Exército em um dos trechos da Br-163 naquele estado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet