Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

oportunidade

Senar-MT apresenta portfolio com novos treinamentos para Cadeia do Milho

Foto: Reprodução - Ilustração

Senar-MT apresenta portfolio com novos treinamentos para Cadeia do Milho
Em 2012 durante o Workshop das Cadeias Produtivas realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a milhocultura foi debatida junto com a sojicultura, já que o produtor tradicionalmente intercala as duas culturas. Observou-se que além dos treinamentos chamados transversais (que atende várias culturas), o Senar-MT oferecia três cursos específicos para o milho: Produção de grãos não-geneticamente modificados; Classificação de produtos de origem vegetal; Processamento de produtos derivados do milho.

Capital sediará maior evento sobre agricultura do Centro-Oeste
Armazéns sem certificação ficam impedidos de atuar para o governo

Ao exporem as novas demandas dos produtores surgiram propostas de cinco novos treinamentos para a cadeia: Manejo e tratos culturais do milho; Cultivo e armazenamento de milho em pequenas propriedades rurais; Produção de sementes de milho nas comunidades; Produção de milhos especiais e Colheita e beneficiamento da cultura do milho.

“Após o levantamento da necessidade do produtor o Senar-MT realizou a formatação de treinamentos, etapa que deve ser encerrada até o final de 2013”, explicou o gerente de Formação Profissional Rural do Senar-MT, Marciel Becker. “"Sabemos que um trabalhador rural mais qualificado consegue agregar valor muito maior na propriedade, aumentar a produção e gerar renda dentro da propriedade"”, disse o gerente.

Para conhecer o novo portfólio do Senar acesse o site www.senarmt.org.br.

Dia Internacional do Milho

Na quarta-feira passada, 24 de abril, comemorou-se o Dia Internacional do Milho. Este ano a expectativa é que a produção brasileira do grão bata recorde, chegando a 73,6 milhões de toneladas colhidas. Mais da metade deste total é de milho segunda safra (37,3 milhões de toneladas). Em Mato Grosso a previsão do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) é que haja um aumento da produção em 10% em relação à previsão inicial (de 13,29 milhões de toneladas), ou seja, o Estado contribuirá com 14,64 milhões de toneladas para a produção nacional.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet