Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

características

Rentabilidade e baixo custo tornam batata-doce ótima opção para fixação do homem no campo

Foto: Reprodução

Produção fácil, rentável e baixa custo a batata-doce é ótima opção para fixação do homem no campo

Produção fácil, rentável e baixa custo a batata-doce é ótima opção para fixação do homem no campo

Baixo custo de produção, rusticidade do cultivo, alto potencial produtivo e o valor alimentício da batata-doce são fatores relevantes para sua utilização, principalmente na agricultura familiar. Seu cultivo surgiu na tentativa de substituir o plantio da cana-de-açúcar e da laranja; quando se percebeu que seu cultivo é rentável, e ajuda a fixar o trabalhador rural no campo.

Leia mais Legume com alto valor e importância para saúde a beterraba é de fácil cultivo
Cultivo da cebola requer atenção dos produtores quanto as propriedades de irrigação

A bata-doce pertence à família botânica Convolvulácea, e sua origem é creditada por cientistas a América Tropical, sendo levada para a Europa pelos portugueses e espanhóis.

Sua produção no Brasil é baixa, pois os investimentos para a lavoura e uso das tecnologias são muitos raros. A área ocupada com plantio de batata-doce no Brasil é superior a 78 mil hectares, tornando-a uma cultura de grande repercussão socioeconômica apenas para a região Sul, que é responsável por 54% da produção nacional.

A melhor época para o plantio da mudas, em condições de campo, corresponde aos meses de outubro, novembro e dezembro. O sucesso no cultivo da batata-doce depende da localização. A instalação requer cuidados, e o exame da infra-estrutura e das condições ambientais é extremamente necessário. O clima, o solo e sua topografia são fatores determinantes.

O cultivo é exigente em relação à irrigação, principalmente em locais onde as chuvas são irregulares. A exigência mineira da cultura envolve o potássio, nitrogênio, fósforo, cálcio e magnésio.

A colheita é realizada quando as raízes estão no tamanho desejado, com 110 e 160 dias após o plantio. O sistema de plantio da batata-doce é realizado com ramas, aplicada no solo e com irrigação freqüente. O solo não pode ser argiloso, pesado, porque irá ter problema na raiz, com entorta mento e dificultando na colheita.

 Leia mais notícia do Agro Olhar 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet