Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Soja

Relação de troca aumenta e safra 2013/14 deverá ter rentabilidade afetada

14 Abr 2013 - 15:50

Especial para o Agro Olhar – Thalita Araújo

Foto: Reprodução

Relação de troca aumenta e safra 2013/14 deverá ter rentabilidade afetada
A relação de troca de soja por sementes, fertilizantes, defensivos e outros insumos subiu e desagrada os planejamentos financeiros das lavouras de Mato Grosso. A rentabilidade no plantio será negativamente afetada por conta deste fator, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

8º Circuito Aprosoja dispara criticas à União e exalta produtor

De acordo com levantamento do instituto, para a safra 2013/2014 a relação de troca chega a ser maior em até 10 sacas em comparação às duas safras anteriores.

Em 2011/2012, o produtor pagava os insumos com 23 sacas do grão por hectare. A previsão é que no próximo ciclo esse número fique em média 33 sacas de soja por hectare. Na safra que está terminando, a relação ficou em 28 sacas por hectare.

Tratores deverão ser emplacados a partir de junho sob pena de multa

Daniel Latorraca, gestor Imea, acrescenta que, além da relação de troca, outros fatores devem diminuir a rentabilidade na próxima safra, que já começa a ser planejada.

“O preço da soja vem caindo tanto no cenário internacional quanto no nacional. O aumento nos preços dos fretes é um desconto real no preço da soja mato-grossense”, pontuou Latorraca.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet