Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

Propriedade completa 18 meses de Balde Cheio e comemora aumento da produção

Na última quinta-feira dia (11) foi realizada uma visita à unidade demonstrativa do Programa Balde Cheio no município de Bela Vista de Goiás. A produtora, Genelsi Maria Brito afirmou que sua maior felicidade foi saber que este ano não perderam nenhum animal enquanto que nos anos anteriores, toda semana perdiam duas ou três cabeças por falta de alimentação.

A propriedade completou 18 meses de projeto Balde Cheio e apresentou resultados surpreendentes. O filho da proprietária, Leandro Brito Nunes, tomou conhecimento do programa por meio de uma reportagem do Globo Rural e logo procurou o Sindicato Rural de Bela Vista de Goiás para ter maiores informações. Lá, foi recebido pelo presidente do Sindicato Rural Wanderley Rodrigues que colocou o sindicato a disposição do produtor para implementar o programa.

O projeto teve início em abril de 2011. Nesta data a produção diária de leite era de 81 litros/dia. Para tanto, eles ordenhavam 29 vacas que se encontravam em lactação. Em abril de 2012 a produção de leite alcançou a marca de 300 litros diários com a incrível quantidade de vacas em lactação de 24 vacas. Com um ano de projeto, a propriedade também conseguiu reduzir o número de vacas secas de 31 para 12 e o número de vacas secas e vazias de 16 para apenas um animal. A média de produção diária subiu de 3,8 litros em abril de 2011 para 12,5 litros/vaca/dia em abril de 2012. Isso corresponde a um aumento de mais de 300% em apenas um ano.

O grupo contou com a participação de produtores de leite do município de Silvânia, o presidente do Sindicato Rural da cidade, Vonaldo, Antônio de Marais, o presidente do Sindicato Rural de Bela Vista de Goiás, Wanderley Rodrigues, o Prefeito eleito de Silvânia, Zé Faleiro e o grupo de técnicos e colaboradores do Senar, em Goiás, liderados pelo superintendente, Marcelo Martins.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet