Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Geral

Projeto Japuíra qualifica mulheres da comunidade em Mato Grosso

Míriam Cristina Bezerra, casada, três filhos, é cabeleireira e conta que não sabia nem enfiar a linha na agulha, mas agora está animada com a perspectiva de montar uma “fabriqueta” em casa para confeccionar tapetes e roupas íntimas, entre outros artigos. Ela faz parte do grupo de alunas do curso de facção de camisetas, que está sendo oferecido na sede da Sociedade Beneficente Evangélica (SBE), no bairro CPA 4 em Cuiabá, graças a uma parceria com o Projeto Japuíra do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt).

Durante 90 dias, Míriam e outras 10 mulheres vão aprender a confeccionar camisetas de malha num treinamento que vai das 7h30m às 17h, de segunda à sexta-feira. Elas recebem orientação das instrutoras Eriemes Ribeiro de Araújo, Juliana de Fátima Andrade e Rosemira Maria Marçola, que vieram de Rondonópolis (210 km ao Sul da capital) especialmente para participar do curso, que ensina o passo a passo na facção de camisetas.

A parceria com a SBE é mais uma realização do Projeto Japuíra, que atendeu mais de 3 mil pessoas em 26 municípios mato-grossenses desde 2004 e foi responsável pela criação de 34 grupos especializados na confecção de peças de vestuário. O coordenador do projeto, Osmar Rodrigues, explica que, a exemplo do que acontece em outras parcerias (com prefeituras municipais e outras entidades), o Japuíra coloca as máquinas de costura industriais à disposição dos alunos, fornece o material inicial (tecido, linhas, etc) e traz as instrutoras. A entidade parceira, por sua vez, oferece o local e a infraestrutura básica para a realização do treinamento.

O diretor executivo da SBE, pastor Valdemar Santos, disse que a ideia de oferecer o curso de corte e costura à comunidade é antiga e surgiu com o seu antecessor, o dr Luiz Roberto, já falecido. “Nossa intenção é não dar o peixe apenas, mas ensinar a pescar. Queremos oferecer às pessoas uma profissão para que possam abrir seu próprio negócio, individualmente ou em cooperativas, ou se qualifiquem para ingressar no mercado de trabalho. Com isso, esperamos reduzir o desemprego e a desigualdade social’, afirma o pastor. “Através do IMAmt, conseguimos esta estrutura que é de primeiro mundo”, comentou o pastor.

Iniciada em dezembro, a primeira turma, vai suspender as atividades durante o período de festas (Natal e Ano Novo), mas irá retomá-las em meados de janeiro. Nesse mesmo mês, terá início outra turma, de confecção de calças compridas e saias de jeans. Os interessados poderão buscar mais informações pelos telefones da própria SBE: (65) 3644-2768/ 5455/5456.

Andreia Ferreira Correa, 28 anos, ficou sabendo do curso através da Rádio Nazareno. “Estou gostando muito. É algo inovador”, comentou a dona de casa, que pretende se profissionalizar e entrar no mercado de trabalho, embora seu conhecimento de costura fosse nulo quando iniciou o treinamento. Petronilha Antônia de Assis Oliveira, 62 anos, também tem planos para o futuro. “Sempre quis fazer um curso de corte e costura. Fiquei sabendo da oportunidade e resolvi aproveitar. Estou gostando muito”, contou dona Petronilha, que pretende utilizar os conhecimentos adquiridos para melhorar sua renda.

Mais sobre o Japuíra – Ciente de sua responsabilidade social, a cadeia produtiva do algodão de Mato Grosso, por meio da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) e do IMAmt, o braço tecnológico da entidade, desenvolve trabalhos voltados para oportunizar o crescimento socioeconômico no Estado, incentivando o desenvolvimento profissional na área de costura industrial, como uma das alternativas para a geração de emprego, trabalho e renda.

O Projeto Japuíra nasceu como uma forma de estender os benefícios da cotonicultura à população mato-grossense. Desde o seu surgimento em Rondonópolis (210 km ao Sul de Cuiabá), em 2004, ele já capacitou mais de 3 mil pessoas em 26 municípios e deu origem a 34 grupos especializados na confecção de peças de vestuário. Entre os municípios contemplados, estão Nortelândia, Arenápolis, Denise, Nova Guarita, Alto Paraguai, Sapezal, Pedra Preta e Nova Olímpia.

Por meio do Japuíra, a AMPA e o IMAmt buscam atender as necessidades do segmento empresarial ( por meio da disponibilização de mão de obra qualificada) e também valorizar as iniciativas individuais ou de pequenos grupos, que passam a tocar o seu próprio negócio, estimulando assim a economia solidária, o empreendedorismo e o trabalho associativo. Nesses oito anos, a metodologia do Projeto Japuíra, para capacitação em costura industrial, tornou-se uma referência em Mato Grosso.

Durante os 90 dias de capacitação, o IMAmt disponibiliza material permanente, como máquinas de costura e equipamentos necessários, e uma equipe de instrutores e manutenção. Além disso, disponibiliza durante os 45 dias iniciais todo o material de consumo necessário para a realização dos treinamentos, como tecidos e acessórios. No caso do treinamento na SBE, de acordo com o coordenador do projeto Japuíra Osmar Rodrigues, as próprias alunas vão confeccionar camisetas no último mês para gerar recursos a serem utilizado na compra de mais tecidos e acessórios.

Os cursos para treinamento e formação de mão de obra, como os do Japuíra, são realizados pelo IMAmt com recursos do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet