Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Machos castrados

Programa bonifica pecuaristas que cumprirem protocolo de qualidade

Participam do programa apenas machos castrados, os quais, segundo Eduardo Pedroso - Diretor de Relacionamento com o Pecuarista do JBS – conferem uma carne mais saborosa, mais macia, suculenta e com a coloração ideal, vermelho-cereja-brilhante.

20 Mar 2013 - 07:14

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Reprodução

Programa bonifica pecuaristas que cumprirem protocolo de qualidade
O programa “No Ponto”, lançado recentemente pelo grupo frigorífico JBS, irá bonificar os pecuaristas que cumprirem um protocolo específico de qualidade e fornecerem bois com padrão elevado. A proposta é cadastrar e fidelizar criadores que supram a demanda do mercado de cortes especiais de carne.

Participam do programa apenas machos castrados, os quais, segundo Eduardo Pedroso - Diretor de Relacionamento com o Pecuarista do JBS – conferem uma carne mais saborosa, mais macia, suculenta e com a coloração ideal, vermelho-cereja-brilhante.

Agricultura familiar: produtos e animais integram feira em Cuiabá

O “No Ponto” irá bonificar o produtor em até R$ 8 por arroba, de acordo com as metas atingidas. Pedroso explica que o JBS escolheu Mato Grosso para ser pioneiro no projeto, por conta do posicionamento da empresa no Estado e porque o rebanho mato-grossense é o maior do país, chegando a quase 30 milhões de cabeça.

Em síntese, o programa quer cadastrar pecuaristas que se comprometam em periodicamente, em dias específicos, entregar lotes de qualidade diferenciada, que originarão cortes especiais para as linhas Swift.

Irrigação de pastagens será tema de capacitação na produção de leite

A linha Swift Grill é responsável por abastecer grandes redes de churrascarias por todo país. A Swift Maturatta fornece cortes especiais diretamente ao consumidor através de pontos de venda como supermercados.

Além disso, o JBS visa conquistar o mercado europeu com esse tipo de produto diferenciado, segundo informa Eduardo Pedroso.

“Nós precisamos atender a uma demanda mais qualificada. O Brasil tem canais de venda cada vez mais ávidos por qualidade”, comenta o diretor.

No Ponto

O programa é válido para machos castrados - zebuínos e taurinos de corte e seus cruzamentos. Não são atendidas as raças leiteiras e cruzados leiteiros. As carcaças devem ter de 240 a 300 quilos.

Problemas como contusões de intensidade média a grave na carcaça, lesões de vacina nos cortes da alcatra completa e contrafilé e presença de resíduos de medicamentos – especialmente da família Avermectina – são itens desclassificatórios para bônus.

De acordo com Eduardo Pedroso, o pecuarista precisa fazer alguns ajustes em sua produção para garantir o cumprimento do protocolo e conseguir a bonificação. Segundo o diretor, é um negócio muito interessante ao criador em médio e longo prazo.

O programa será implantado gradualmente em todas as plantas do JBS em Mato Grosso, de acordo com a demanda. Por hora, um projeto piloto foi implantado em Araputanga, há duas semanas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet