Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

Defasado

Produtores pedem a Geller revisão imediata do preço do algodão

13 Mar 2013 - 15:31

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Reprodução

Produtores pedem a Geller revisão imediata do preço do algodão
Em reunião com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, esta semana em Cuiabá, a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) solicitou revisão urgente no preço mínimo do algodão, que há dez anos não é reajustado.

Segundo o diretor executivo da Ampa, Décio Tocantins, o algodão é a única cultura do País com defasagem na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).

Governo promete definir preço mínimo para algodão em 30 dias

Ele explica que essa revisão é importante porque o preço mínimo dá sustentação ao produto. “Hoje, após uma década sem reajuste, ele está abaixo do custo de produção”, diz.

De acordo com informações da Ampa, o preço mínimo para o algodão é de R$ 44,60 por arroba, enquanto o custo variável de produção para a safra 2012/13, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), está acima de R$ 56 por arroba.

Neri Geller diz que governo deve garantir preço e manter mercado do algodão ativo

Na safra 2012/13, os produtores de algodão de Mato Grosso reduziram a área de plantio em quase 38% e a redução no restante do país é estimada em aproximadamente 33%, devido aos altos estoques mundiais de pluma e a demanda maior por commodities como soja e milho.

Com informações da Ampa.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet