Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

oportunidade

Produtores de algodão terão Dia de Campo no próximo dia 22

A cotonicultura é uma das mais complexas culturas perenes e o produtor de algodão enfrenta muitos desafios para atingir seus objetivos: produzir uma fibra de qualidade assegurando a sustentabilidade de sua lavoura nos aspectos social, ambiental e econômico. A cada ano safra essa experiência se renova diante de novos cenários, que podem incluir uma praga exótica, novas tecnologias e/ou demandas do mercado consumidor.

Foto: Reprodução / Ilustração

Produtores de algodão terão Dia de Campo

Produtores de algodão terão Dia de Campo

A cotonicultura é uma das mais complexas culturas perenes e o produtor de algodão enfrenta muitos desafios para atingir seus objetivos: produzir uma fibra de qualidade assegurando a sustentabilidade de sua lavoura nos aspectos social, ambiental e econômico. A cada ano safra essa experiência se renova diante de novos cenários, que podem incluir uma praga exótica, novas tecnologias e/ou demandas do mercado consumidor. Tudo isso será contemplado no Dia de Campo que acontecerá, em Sapezal (cerca de 480 km a oeste de Cuiabá), no próximo dia 22 (sábado).

‘Dia de Campo’ reúne 500 produtores no interior de MT

"Todos os associados, seus colaboradores e profissionais envolvidos com a cultura do algodão estão convidados para esse Dia de Campo, que servirá como ponto de partida para a safra 2013/14", afirma Milton Garbugio, presidente da AMPA e do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), que estão promovendo o evento juntamente com a Cooperativa Mista de Desenvolvimento do Agronegócio (Comdeagro).

Inscrições para 2º Dia de Campo da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta são gratuitas

A partir das 7h30m, os participantes do Dia do Campo terão a oportunidade de percorrer quatro estações, onde pesquisadores e consultores do IMAmt apresentarão alguns dos resultados de seus trabalhos.

Na primeira estação, o pesquisador melhorista Jean Belot e consultor Sérgio Dutra falarão sobre "Novas tecnologias nas variedades IMAmt e programa de Qualidade do Algodão". Na segunda estação, o tema será "Monitoramento fitossanitário no algodoeiro em Mato Grosso" e serão abordados os tópicos plantas daninhas, nematoides, ramulária e bicudo pelos pesquisadores Edson Andrade Júnior e Rafael Galbieri, e o engenheiro agrônomo Renato Tachinardi, coordenador dos assessores técnicos regionais (ATRs).

"Manejo de pragas no sistema de produção para o produtor de algodão" será o tema da terceira estação, onde os pesquisadores Miguel Soria e Marcelo Soares falarão sobre as principais pragas, com foco principal na ocorrência de Helicoverpa spp. nos algodoais de Mato Grosso. A última estação será coordenada pelo pesquisador Rogério Sá, que abordará o tema "Importância e potencial de Mato Grosso para o cultivo de oleaginosas", levando em conta que hoje a maioria dos cotonicultores também se dedica ao cultivo de outras culturas.

O Dia de Campo será realizado na Fazenda Carajás do Grupo Scheffer e o local de encontro para inscrições e formação dos grupos será o CTG Chama da Tradição (Avenida Antonio André Maggi, s/nº). O evento terá patrocínio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e da Syngenta (que terá uma estação para lançamento de produtos), e apoio do Grupo Scheffer. Após o giro nas estações será servido almoço aos participantes.

Serviço

O que: Dia de Campo do Algodão
Quando: 22 de junho (sábado), a partir das 7h30
Onde: Fazenda Carajás em Sapezal. Inscrições e formação dos grupos no CTG Chama da Tradição (Avenida Antonio André Maggi, s/nº).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet