Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

fruto o ano todo

Produção irrigada da goiaba é nova opção para agricultura familiar

Foto: Reprodução

Produção irrigada da goiaba é nova opção para agricultura familiar
O cultivo de goiaba é uma opção de renda diferenciada para produtores do interior de Mato Grosso, pois a cultura produz fruto o ano inteiro. A produção chega a dois mil quilos de goiaba por semana, frutos que atingem o peso de 100 a 300 gramas e chegam a custar R$ 3 cada uma.

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de goiaba, dos dois tipos da fruta, a vermelha e a branca. Na fruticultura, a diferenciação no cultivo da fruta forma o que atraiu um produtor do município de Jangada (80 km de Cuiabá). Segundo ele, a aceitação do mercado está expandindo em todo o Estado.

Agricultura familiar: produtos e animais integram feira em Cuiabá

Anézio Rocha possui um plantio de quatro hectares da fruta, das variedades Poluma e Curupian. Ele é pioneiro no cultivo da frutífera, e já atende várias redes de supermercado na capital e no norte do Estado.

Sua lavoura completou três anos e está expandindo com uma nova área, com a implantação de 1.600 mudas, e ele garante que há uma previsão de colher 100 toneladas da goiaba tipo vermelha em 2013. O produtor explica que o segredo para a produção de um bom fruto é fazer a poda correta e alternada, sendo necessário conhecimento e experiência.

Assistência técnica favorece vendas de produtos da agricultura familiar

São utilizadas técnicas para controlar os ataques de pragas e doenças da lavoura, uma delas ensacando a fruta. O descarte da fruta durante a seleção na colheita chega a 60%. Anézio informou ainda que está com uma nova opção de fruticultura, está preparando uma área de três hectares para o plantio de banana-da-terra, que também será irrigada, permitindo a produção em todo o ano.

O técnico agropecuário Roberto Teixeira Damasceno, da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extenção Rural (Empaer), disse que no mês de abril haverá um dia de campo para mostrar a tecnologia utilizada para tratos culturais, poda e colheita no cultivo da goiaba.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet