Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Economia

Piscicultura gera novas oportunidades de emprego e renda no campo

A piscicultura vem se destacando no Espírito Santo nos últimos dez anos com a chegada de novas técnicas e conhecimentos para a prática da atividade. O carro-chefe da produção aquícola no país, segundo o Ministério da Pesca e Aquicultura (MAPA), é a tilápia, que representa 39% do total da produção nacional de pescado, chegando a atingir 132 mil toneladas/ano. A espécie é a preferida devido a alta resistência contra doenças, alta produtividade e curto ciclo de engorda.

Atento ao mercado, o Senar/ES oferece o treinamento de Piscicultura, que abrange todas as etapas da atividade desde a escolha do local para a criação do peixe até o abate e comercialização do animal. A atividade atende àqueles que pretendem incrementar o negócio com mais uma fonte de renda.

São oferecidos dois treinamentos: piscicultura em tanque escavado e piscicultura em tanques redes. Durante as aulas, os participantes aprendem, que além de comercializar o filé praticamente todo peixe é aproveitado. Do couro do peixe, por exemplo, pode ser feito pururuca ou ele pode ser curtido para confecção de peças artesanais. A carcaça é usada também na produção de farinha, porém, ainda em pequena quantidade.

O instrutor do Senar/ES, Fabiano Giori, salienta alguns cuidados que é preciso tomar ao trabalhar com a atividade. “Não se pode perder a atenção para a qualidade da água, ração e todo o meio no qual o peixe está inserido. Nossos alunos têm gostado muito dos treinamentos e dizem ter encontrado técnicas mais práticas e viáveis para lidar com a criação”, diz Fabiano Giori.

Os interessados em participar dos treinamentos do Senar/ES devem procurar o Sindicato Rural de seu município.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet