Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Geral

Pequenos produtores serão incentivados através de convênio para o Cadastro Ambiental rural

O secretário de agricultura do município, Renato Mendes Viera assinou nesta terça feira (14) um convênio com a Inas Brasil para realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) dos pequenos produtores, com o custo menor do que é praticado atualmente.

O coordenador do projeto, o engenheiro agrônomo Carlos Henrique Bonsi Checoli, explicou que o termo de cooperação assinado para a realização do CAR tem como objetivo facilitar o acesso aos agricultores que precisam ter o documento cumprindo as normas do Código Florestal. “A proposta é que o preço seja pelo menos a metade do que é cobrado por outras empresas”.

Para Renato Mendes Vieira com a parceria os pequenos produtores serão os beneficiados, já que quem não possuir esse documento em curto prazo não poderá comprar e nem vender seus produtos no mercado. “O CAR é como se fosse o CNPJ do pequeno produtor e no máximo em um ano quem não tiver o cadastro vai ter dificuldades para negociar os produtos”.

De acordo com o secretário a Inas vai fazer o levantamento das dificuldades encontradas nas áreas para depois se buscar uma solução. “Onde o CAR verificar problemas como, por exemplo, área degradada, iremos entrar com o reflorestamento”, diz Renato.

Para incentivar os pequenos agricultores o acesso será mais rápido ao Inas, além da assinatura do convênio, a secretaria propôs uma parceria, disponibilizando toda infraestrutura, como sala e computador.

O Inas vai funcionar na sede da secretaria de agricultura que fica na Rua Leopoldina Pinho de Carvalho, n°160, na Vila Aurora, anexo ao pátio da feira da Vila Aurora, telefone de contato: (66) 3411-5106.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet