Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Economia

PESQUISA

PIB do agronegócio cresce 2,99% no primeiro quadrimestre de 2013

A alta foi impulsionada principalmente pelo resultado do PIB da agropecuária (segmento primário), cuja expansão foi de 5,01% nos primeiros quatro meses de 2013.

Foto: Ilustração

PIB da soja cresceu 32% no período, segundo a pesquisa da CNA/Cepea

PIB da soja cresceu 32% no período, segundo a pesquisa da CNA/Cepea

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio cresceu 2,99% no acumulado de janeiro a abril deste ano, em relação ao mesmo período de 2012, segundo levantamento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), divulgado nesta quinta-feira.

A alta foi impulsionada principalmente pelo resultado do PIB da agropecuária (segmento primário), cuja expansão foi de 5,01% nos primeiros quatro meses de 2013. A pesquisa mostra que tanto o aumento do volume de produção quanto a elevação dos preços contribuíram para o desempenho do setor primário, que contempla a atividade “dentro da porteira”.

Na agricultura, o crescimento no primeiro quadrimestre foi de 4,57%, na comparação com o mesmo período do ano passado. O desempenho positivo do segmento primário agrícola foi atribuído, especialmente, ao aumento expressivo no faturamento de culturas como batata (209%), tomate (165%), trigo (91,9%), soja (32,8%), mandioca (24,7%), arroz (17,7%), fumo (14,5%), feijão (6,7%) e milho (6,7%).

Neri Geller representa ministro da Agricultura durante evento da Conab

Na pecuária, a alta registrada para o setor primário foi de 5,61%, com destaque especial para a avicultura, suinocultura e bovinocultura que, apesar da desaceleração observada neste ano, tiveram desempenho superior aos quatro primeiros meses de 2012.

Escala de abate nos frigoríficos de Mato Grosso cai pela metade em 2013

Com o resultado observado de janeiro a abril, a agropecuária foi a principal responsável pela expansão do agronegócio em 2013. Outro setor que contribuiu de forma significativa para o PIB do agronegócio foi de insumos, que apresentou expansão de 3,29% no acumulado do ano. Já o segmento da distribuição cresceu 2,28%.

Dentro da cadeia produtiva do agronegócio, a agroindústria foi o segmento que teve desempenho mais baixo, com variação de 1,64%. Apesar do baixo crescimento do ano, a agroindústria foi a que teve melhor desempenho mensal dentro do setor, com elevação de 0,97% em abril, enquanto o agronegócio total teve alta de 0,77% naquele mês, informa a assessoria da CNA.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet