Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

9º CBA

Monsanto lança tecnologia Bollgard® II RR Flex, que protege algodão contra Helicoverpa

03 Set 2013 - 10:30

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Reprodução/Ilustração

Monsanto lança tecnologia Bollgard® II RR Flex, que protege algodão contra Helicoverpa

Monsanto lança tecnologia Bollgard® II RR Flex, que protege algodão contra Helicoverpa

A multinacional Monsanto lança durante o 9º Congresso Brasileiro de Algodão, realizado em Brasília de 3 a 6 de setembro, a tecnologia Bollgard® II Roundup Ready Flex, que promete proteção contra as principais pragas do algodão, entre elas a mais recente, que tem causado mais preocupação, as lagartas do gênero Helicoverpa spp.

Leia mais
Em assembleia Aprosoja valida acordo entre Famato e Monsanto sobre cobrança de royalties
Maggi defende atuação do CADE nos acordos entre Monsanto e produtor por semente transgênica

De acordo com a multinacional, a tecnologia confere proteção contra o curuquerê do algodoeiro (Alabama argillacea), a lagarta rosada (Pectinophora gossypiella), a lagarta da maçã (Heliothis virescens), a falsa medideira (Chrysodeixis includens), as lagartas do complexo Spodoptera(Spodoptera spp), além das já citadas lagartas da espiga ou da maçã (Helicoverpa spp).

Luiz Márcio Bernardes, líder de Marketing de Algodão da Monsanto, divulga que “a Bollgard® II RR Flex confere proteção inédita ao potencial produtivo na cultura, racionaliza a quantidade de aplicações para o controle de pragas e garante flexibilidade maior para o manejo de plantas daninhas, uma combinação que resulta em maior produtividade”.

O novo algodão foi aprovado no Brasil em agosto de 2012 pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio)e já vem sendo utilizado em outros países, como a Austrália, país que se destaca no manejo integrado contra as pragas do algodão, raramente lançando mão de inseticidas.

A Monsanto também informa que a preservação e a sustentabilidade da tecnologia dependem do cumprimento das recomendações de Manejo de Resistência de Insetos (MRI) pelos produtores. Para garantir isso, o plantio e a manutenção das áreas de refúgio representam o principal componente do MRI das variedades de algodão com a tecnologia Bollgard® II RR Flex.

Para garantir a eficácia no controle de pragas, o Manejo Integrado de Pragas (MIP) deve ser executado desde o início do desenvolvimento das plantas até a abertura completa das maçãs e o intervalo entre cada amostragem de pragas não deve exceder cinco dias. A realização do MIP é necessária para todas as pragas da cultura, explica a multinacional.

O 9º Congresso Brasileiro do Algodão acontece em Brasília, no Hotel Tulip Brasília Alvorada, entre os dias 3 e 6 de setembro. Informações aqui.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet