Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

Batendo asas

Mexicanos batem martelo e abrem as portas para frango brasileiro; setor em alta

Foto: Ilustração

Mexicanos batem martelo e abrem as portas para frango brasileiro; setor em alta
O México oficializou nesta quarta-feira (24) que aceita as garantias sanitárias brasileiras e está de portas abertas para a entrada de carne e ovos férteis de frango do Brasil. A documentação, segundo o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), foi protocolizada ontem junto ao Departamento de Saúde Animal do órgão.

Abertura do México para mercado de frango brasileiro pode elevar exportações em 4%

A autorização para a entrada do produto brasileiro acontece no momento em que o setor encontra-se em franca ascensão. Só no primeiro semestre deste ano, o segmento registrou alta de 7,9%. O país vendeu em 2013 1,8 milhão de tonelkadas de carne de frango, totalizando US$ 3,8 bilhões.

Avicultura brasileira, em número globais, no entanto, registrou uma queda em relação ao mesmo período do último ano. Considerando embarques de carne de frango, ovos, material genético, ovos férteis, perus, patos e gansos, alcançou 1,977 milhão de toneladas no primeiro semestre de 2013, resultado 5,7% menor em relação a 2012. Em receita, houve crescimento de 5,5% em igual comparação, com um total de US$ 4,381 bilhões.

A União Brasileira de Avicultura (Ubabef) estima que com a abertura do novo mercado consumidor as vendas devem subir mais 4%. O MAPA explica que as negociações com os mexicanos fazem parte da estratégia do governo federal para a abertura de novos mercados na América Latina para produtos do agronegócio brasileiro.

“Com essa documentação reconhecendo as garantias sanitárias brasileiras, já poderemos começar a exportar. A previsão é que, nos próximos dias, a Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa libere o Certificado Sanitário Internacional no Sistema de Informações Gerenciais dos Sistema de Inspeção Federal [SIGSIF]”, afirmou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade por meio da assessoria de imprensa do ministério.

O início das exportações só deverão acontecer após pequenos acertos burocráticos. Os estabelecimentos aptos poderão exportar os produtos após a liberação do certificado, que deverá ser preenchido pelas empresas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet