Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Geral

problemas

Mão-de-obra desqualificada pode atrasar emissão de GTA em unidade do Indea

Foto: Reprodução - Ilustração

Mão-de-obra desqualificada pode atrasar emissão de GTA em unidade do Indea
A falta de mão de obra qualificada, aliada ao material de expediente defasado, como computadores sucateados, estão atrapalhando o trabalho dos servidores que ficam lotados na unidade do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA-MT) de Rondonópolis, município a 212 quilômetros de Cuiabá.

Problemas com Indea representam grande risco para MT, alerta Abiec
Indea apresenta dados sobre índice vacinal de rebanho mato-grossense

De acordo com funcionários da unidade, os produtores rurais da região sul estão preocupados com a proximidade da 1ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que ocorre no início de maio.

Desenvolvido pelo governo do estado para garantir maior agilidade no atendimento aos produtores, o GTA-Online - ferramenta composta por banco de dados que permite o acompanhamento em tempo real via internet da vacinação, comunicação e emissão das guias de Trânsito Animal (GTAs), o novo produto do Indea tem causado demora no atendimento devido aos constantes problemas relacionados a internet.

O agente fiscal da unidade, Paulo Cézar de Couto, acredita que as sucessivas quedas na internet se deve ao fato do programa ainda não ter sido aperfeiçoado. “Além de lento, o sistema cai toda hora”, conta o agente.

De acordo com Paulo Cézar, soma-se a isso a inoperância de alguns servidores que não foram devidamente capacitados para gerir o sistema. “Alguns servidores não foram apresentados ao novo produto e simplesmente não sabem como opera-lo”, alega o agente.

Números

A unidade do Indea em Rondonópolis conta com um quadro de funcionários de 20 servidores. Neste escritório estão cadastradas 1.647 mil propriedades, que juntas somam um rebanho superior a 120 cabeças. De acordo com o agente, para atender todos os produtores seriam necessários, no mínimo, 30 servidores.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet