Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

helicoverpa ssp

Manejo integrado de praga que ataca soja, milho e algodão é discutido por especialistas

Uma praga que vem tirando o sono de produtores de culkturas diversas como algodão, soja e milho. As lagartas do gênero Helicoverpa, que se tornaram uma grande ameaça à agricultura de vários estados brasileiro, é tema de workshop que reúne os mais respeitados pesquisadores do País. O encontro ocorre na sexta feira (12) em Sorriso e no sábado em Rondonópolis (13).

Foto: Reprodução / Ilustração

Manejo integrado de praga que ataca soja e milho é discutido por especialistas

Manejo integrado de praga que ataca soja e milho é discutido por especialistas

Uma praga que vem tirando o sono de produtores de culturas diversas como algodão, soja e milho. As lagartas do gênero Helicoverpa, que se tornaram uma grande ameaça à agricultura de vários estados brasileiro, é tema de workshop que reúne os mais respeitados pesquisadores do País. O encontro ocorre na sexta feira (12) em Sorriso e no sábado em Rondonópolis (13).

Lagarta Helicoverpa já preocupa municípios da Serra da Petrovina em Mato Grosso

Palestra irá discutir presença da Helicoverpa nas culturas de algodão e milho

Alexandre Specht, da Embrapa Cerrados, um dos pesquisadores envolvidos no trabalho de identificação da lagarta Helicoverpa armigera, espécie considerada exótica no Brasil até o início da safra 2012/13; o entomologista Paulo Degrande, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Eliseu Pereira, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e os pesquisadores Jean Belot e Miguel Soria, do IMAmt participam do evento.

Wanderlei Dias Guerra falará sobre as ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para conter Helicoverpa spp em Mato Grosso. O consultor Pedro Brugnera e Josué Grah, coordenador regional de Planejamento e Pesquisa BA/GO da SLC Agrícola (Fazenda Panorama) comentarão a experiência do Oeste da Bahia, que foi a primeira a sofrer as consequências do apetite das lagartas-pragas do gênero Helicoverpa.

O consultor Jerley Fernando e o pesquisador Marcelo Soares do IMAmt fecham o time de especialistas.

De acordo com a assessoria de imprensa da Ampa, aqueles que de alguma forma são ligados à cadeia produtiva de algodão, soja e milho em Mato Grosso são o público alvo do evento. Contudo, o encontro é aberto ao público em geral. A programação será dividida em três temas: Panorama Geral da Praga, Estratégias de Controle para Helicoverpa spp em Mato Grosso e Plano de Ação Pró-Ativo para o Controle de Helicoverpa spp em Mato Grosso.

O evento é realizado pela Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) e pelo Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), com patrocínio do Instituto Brasileiro.

Serviço

O que: Workshop IMAmt sobre Helicoverpa spp. em Mato Grosso
Onde: Sorriso (na Sala Pelicano, do Hotel Odara) e Rondonópolis (Millenium Centro de Eventos)
Quando: dias 12, sexta-feira (Sorriso) e 13 (Rondonopólis), a partir das 13h
Mais informações: Assessoria de Imprensa da AMPA (Martha Baptista) - (65) 9985.0823/ 3925.1808
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet