Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Energia

MT responde por 16% da produção nacional de biodiesel, diz entidade

Os dados foram divulgados na terça-feira (2), pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), com base em informações da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A produção mato-grossense do biocombustível é superada apenas pelo processamento das plantas instaladas no Rio Grande do Sul, que entre janeiro e maio fabricaram 335 milhões de litros, e pela fabricação das usinas de Goiás, que no mesmo período atingiram a produção de 238,6 milhões de litros.

Com dois, dos três principais estados produtores, a região Centro-Oeste se mantém como líder do ranking de produção nacional, com quase 494 milhões de litros. Na sequência, aparecem as regiões Sul, com 381 milhões de litros, e Nordeste, com 134 milhões.

Em âmbito nacional, a produção do biocombustível cresceu 13% entre janeiro e maio deste ano frente ao mesmo período do ano anterior, quando haviam sido processados 1 bilhão de litros.

A Abiove aponta que o crescimento da produção de biodiesel no Brasil segue a tendência de elevação do consumo de diesel B (mistura composta por 95% de diesel A com 5% de biodiesel). Nos primeiros meses do ano, o crescimento da demanda interna por diesel foi de 6,7% em relação a 2012.

Matérias-primas

Na fabricação de biodiesel, a matéria-prima óleo de soja ganhou participação em abril. No acumulado do ano (janeiro a abril de 2013), essa fonte respondeu por 71% de todo o biodiesel fornecido, um aumento de 2 pontos percentuais em relação aos dados anteriores (janeiro a março de 2013). O sebo bovino mantém-se na segunda posição, representando 20% da produção de biodiesel.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet