Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

futuro do grão

MT pode colher até a 150 mi toneladas de grãos se tiver logística, projeta Aprosoja

Foto: Agro Olhar

Presidente da Aprosoja projeta triplicar produção de grãos em MT

Presidente da Aprosoja projeta triplicar produção de grãos em MT

Os números apresentados pela Conab esta semana através da divulgação da oitava estimativa de grãos mostram que Mato Grosso atingiu 45,8 milhões de toneladas colhidas, o que responde por 24,5% de toda a produção de grãos no pais em 2013.

No entanto, para o presidente da Aprosoja Mato grosso, Carlos Fávaro, o estado tem potencial para triplicar este resultado e, no longo prazo, colher até 150 milhões de toneladas.

Leia mais:
Mato Grosso consolida liderança na produção nacional de grãos com participação de 24,5%
Produção de grãos em Mato Grosso aumenta 13%; veja por culturas

Na avaliação do dirigente classista, este potencial pode ser alcançado pelo Estado se houver aumento na área plantada, atualmente em 7,8 mil hectares.

“Acredito que no longo prazo vai ser possível duplicarmos a área plantada de grãos. E com isso acredito em aumento de produtividade. Se dobramos a área plantada, dobramos a produção. Mas também aumentaremos a produtividade. Mato Grosso é o único Estado do Brasil e do mundo que tem este potencial de crescimento. Podemos abastecer sozinhos a todo o mercado europeu”, projeto em entrevista ao Agro Olhar.

Segundo ele, o Estado necessita que se façam investimentos públicos ou privados em logística, considerado por ele o principal entrave para o crescimento do setor agropecuário.

“Todas as medidas para ampliar a produção e a produtividade já foram adotadas. Está tudo pronto. Foram feitos melhoramentos genéticos. Foram feitos investimentos em tecnologia. Mercados foram abertos. O único entrave continua sendo a logística. Se tivermos competitividade para escoar a produção, vamos alcançar outro patamar”, afirmou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet