Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

Iniciada a instalação do Laboratório de Biogás na Embrapa Suínos e Aves

As pesquisas sobre produção de biogás a partir de resíduos agropecuários da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia/SC, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vão ser aprofundadas em breve, quando entrar em atividade o novo Laboratório de Biogás. O trabalho da Embrapa é importante para avaliar a qualidade do biogás e melhorar o funcionamento dos biodigestores.

A instalação de equipamentos e adequação de metodologias já foi iniciada. O Laboratório de Biogás será parte do Complexo de Laboratórios de Análises Físico-Químicas da Embrapa e vai começar as atividades no início de 2013. Em uma primeira fase, o laboratório poderá analisar cerca de 30 amostras ao ano, com expectativa de dobrar esta capacidade até o final de 2013. O Laboratório de Biogás será utilizado para os projetos de pesquisa da empresa e também poderá ser utilizado pelo público externo (empresas, agroindústrias, produtores, etc.) por meio de convênios ou contratos.

A Embrapa já tinha estrutura laboratorial para caracterizar química e fisicamente os resíduos (sólidos e líquidos), mas agora passará também a determinar o potencial especifico de produção de metano de cada tipo de resíduo. Os ensaios analíticos de digestibilidade anaeróbia seguem a Norma VDI 4630 e vão permitir a verificação de quanto cada quilograma ou tonelada de resíduo pode produzir de metano. Os resultados vão auxiliar no aprimoramento das pesquisas da Embrapa, além do estudo de viabilidade e dimensionamento de plantas de produção de biogás.

A estruturação do Laboratório de Biogás iniciou com um convênio entre a Embrapa Suínos e Aves, Fundação Eliseu Alves e Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS), que efetuou o apoio financeiro. A execução das atividades também conta com a parceria da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, e Biogastec Gás & Energia, além da consultoria de especialistas do Centro Alemão de Pesquisa em Biomassa (DBFZ - Deutsches Biomasseforschungszentrum).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet