Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Jurídico

contenda

Indígenas liberam biólogos sequestrados na divisa de MT e União passará a consulta-los

O grupo munduruku é protestou contra os projetos de aproveitamento hídrico dos rios da região, só no último mês, ocupou por duas vezes o principal canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, próximo a Altamira (PA). Foram eles também que se reuniram com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e outros representantes do governo federal, a quem pediram que os estudos fossem interrompidos e o processo de consulta previsto na Convenção 169 da OIT reg

Foto: Reprodução / Ilustração

Indígenas liberam biólogos sequestrados e União passará a consulta-los

Indígenas liberam biólogos sequestrados e União passará a consulta-los

Após libertarem - neste domingo (23) à noite -, três biólogos sequestrados há três dias na divisa de MT com o Pará, índios mundukurus conseguiram que a União se comprometesse a suspender as pesquisas de aproveitamento hídrico do Rio Tapajós, promovidas pela Eletrobras.

Deputado diz que Funai ‘deveria cuidar de índios alcoólatras e viciados em crack’

Índios invadem Funai e pedem poder de veto para construção de usinas em suas terras

Duzentos homens armados invadem propriedades de ex-deputado e espancam segurança; União é acionada

Os profissionais foram detidos enquanto pesquisavam a vegetação e os animais da região. Os biólogos atuavam na área da mastozoologia (estudo de mamíferos) e ictiologia (estudo de peixes).

Outra exigência dos índios atendida pelo governo federal é que eles sejam consultados, com antecedência, sobre qualquer ação do Executivo. Os índios reclamam por não terem sido ouvidos antes do início das pesquisas, conforme estabelece a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Ficou acordado que em julho representantes da União e líderes mundurukus vão se reunir para discutir como funcionará o processo de consulta.

Segundo a Agência Brasil, os resultados obtidos pelos biólogos serviriam para subsidiar um futuro estudo de impacto ambiental, necessário à construção do Complexo Hidrelétrico do Tapajós, que prevê a instalação das usinas de São Luiz do Tapajós, próximo a Itaituba, e Jatobá, perto de Jacareacanga.

Defesa

A assessoria da Eletrobras informou que, embora estivessem relativamente próximos aos limites da Terra Indígena Munduruku, em momento algum os pesquisadores e a equipe que os acompanha entraram na reserva.

Mundukurus

O grupo munduruku protestou contra os projetos de aproveitamento hídrico dos rios da região, só no último mês, ocupou por duas vezes o principal canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, próximo a Altamira (PA). Foram eles também que se reuniram com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e outros representantes do governo federal, a quem pediram que os estudos fossem interrompidos e o processo de consulta previsto na Convenção 169 da OIT regulamentado.

Insatisfeito com as negociações, o grupo ainda ocupou a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) antes de retornar ao Pará, prometendo se unir a outras etnias indígenas a fim de barrar a construção de usinas hidrelétricas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet