Olhar Agro & Negócios

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Economia

efeito negativo

IBGE aponta agricultura como 'vilão do PIB brasileiro com queda de 2,3%

O Produto Interno Bruto (PIB) do ano de 2012 foi divulgado na sexta-feira (1º) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e colocou a agricultura – um dos três setores da economia, ao lado da indústria e dos serviços, como principal responsável pelo pífio resultado apresentado no ano passado.

Foto: Reprodução - Ilustração

Setor da agricultura despencou 2,3% no no Brasil em 2012

Setor da agricultura despencou 2,3% no no Brasil em 2012

O Produto Interno Bruto (PIB) do ano de 2012, divulgado na sexta-feira (1º), pelo  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), colocou a agricultura – um dos três setores da economia, ao lado da indústria e dos serviços - como principal responsável pelo pífio resultado apresentado no ano passado.


Economia brasileira cresceu 0,9% em 2012, diz IBGE

O crescimento de 0,9% - R$ 4,403 trilhões em valores correntes - é conseqüência direta do desempenho dos três pilares da economia.

Empresários querem financiamento para produzir etanol de milho em MT

Destes, serviços foi o único que apresentou desempenho positivo no acumulado de 2012, com alta de 1,7%. Por sua vez, a indústria encolheu 0,8% e a agropecuária despencou 2,3%.

Dados divulgados pelo órgão federal apontam que o resultado da agropecuária decorreu do fraco desempenho da pecuária e da queda de produção e de produtividade de várias culturas importantes da lavoura brasileira, como a soja e algodão.

"Pibinho"

O governo executou uma série de medidas de estímulo anunciadas pela União, incluindo redução da taxa básica de juros (Selic), cortes de impostos ao consumidor e redução dos encargos trabalhistas. O ato não surtiu efeito esperado, e o resultado do PIB foi é o pior desde 2009.

A presidente Dilma Rousseff (PT) disse, há poucos dias, em uma entrevista coletiva, que espera um "Pibão" para 2013.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet