Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Geral

orientação

Guabi realiza palestra sobre nutrição de peixes no Macapá (AP)

A Guabi realizará, hoje, 09 de maio, em Macapá (Amapá), palestra sobre nutrição de peixes, às 21h, no salão Kristal, localizado na avenida Duque de Caixas, 529 - Macapá (AP). O objetivo é orientar os piscicultores sobre as formas eficientes de criação e as melhores estratégias para obter maior lucratividade na piscicultura. Para conseguir um bom desempenho nesta atividade, o emprego de algumas técnicas é necessário, como: manejo correto dos peixes, nutrição adequada e boa qualidade da água.

Quando o manejo de classificação dos peixes é realizado de forma inadequada, pode haver variação no tamanho dos peixes, o que dificulta sua venda. “É importante separar os peixes grandes dos pequenos, após a fase de recria, para possibilitar que todos se alimentem de forma eficiente. Ao final deste ciclo, os peixes estarão com pouca diferença de peso entre eles”, explica Lisandro Bauer, engenheiro de pesca e supervisor técnico de aquicultura do Grupo Guabi.

Durante o evento, será abordado o tema sobre nutrição correta em todas as fases que traz como vantagens: crescimento rápido, maior rendimento de filés e carcaças e resistência às doenças.

A qualidade da água também é essencial para criação de peixes. Em caso de poluição pode ocasionar queda do oxigênio e levar os peixes a óbito. “Na maioria das vezes, os produtores não criam seus peixes de forma eficiente e sustentável. Muitos acabam fornecendo mais ração do que o necessário, o que resulta em menos oxigênio na água, variação de pH e aumento na incidência de doenças. Ao manter o bom estado da água e do habitat dos peixes, gera um ciclo lucrativo e de qualidade”, esclarece Lisandro.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Macapá, o estado possui aproximadamente 500 criadores e destes 70% estão na capital. A atividade movimenta por ano mais de R$ 3 milhões e estima que a produção seja de 350 toneladas por ano. A atividade cresce devido a grande bacia hidrográfica e clima favorável para prática da criação em cativeiro. Estes fatores contribuem para o avanço econômico do local. As espécies de pescado financeiramente viáveis para a criação são o tambaqui, tambatinga, tambacu e o pirarucu. Para participar da palestra não é preciso inscrição, basta apenas comparecer diretamente no local do evento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet