Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

Gestores do Senar-MT participam de capacitação do Programa Leite Legal

A coordenadora de Educação Profissional Rural, Juliana Mardegan, e o analista de Educação Profissional Rural, Wlademiro Silvano Pereira Neto, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), participaram de capacitação que reuniu gestores e multiplicadores do Programa Leite Legal de todo o Brasil nos dias 25 e 26 de março de 2013, na sede do Sistema CNA/SENAR, em Brasília.

Num período de dois anos, o SENAR atenderá 81 mil propriedades por meio de treinamento teórico com carga horária de 16 horas/aula e visitas técnicas, formando em todo Brasil 5,4 mil turmas.

De acordo com o analista de Educação Profissional Rural, o Senar, em Parceria com o Sebrae, pretende criar possibilidades, por meio de ações de formação profissional rural, para que os pequenos e médios produtores garantam leite de qualidade, atendendo aos padrões exigidos pela legislação, contribuindo para o desenvolvimento do setor. "Em Mato Grosso, está previsto o atendimento de 3 mil propriedades pelo Programa Leite Legal em dois anos", afirma Pereira Neto.

Ele explica que o Programa, inicialmente, é composto por duas fases.
Na primeira, será feito um levantamento da qualidade do leite através das análises de Contagem de Célular Somáticas (CCS) e Contagem Bacteriana Total (CBT). Na segunda fase, o produtor fará uma capacitação de 16 horas com o foco na Instrução Normativa 62 (IN 62). Em seguida, haverá uma visita técnica de 4 horas na propriedade participante, onde o produtor de leite receberá orientações para melhorar a produção e atingir a meta proposta pela legislação.

"O próximo passo será realizar análises de CCS e CBT durante três meses. O que se espera é que a quantidade de CCS e CBT presentes no leite tenha diminuído e alcançado os padrões da IN 62, mas se isso não tiver ocorrido, a propriedade receberá uma segunda visita e será monitorada novamente", diz o analista.

Para Juliana Mardegan, o Programa Leite Legal traz benefícios a todos. "O produtor atenderá as exigências do mercado e legislação com condições de administrar melhor as perdas provenientes da queda de produção em função de doenças e falta de sanidade animal. Já os laticínios terão melhores resultados e os consumidores terão mais qualidade na mesa", informa a coordenadora.

No mês de abril, serão fechadas parcerias para que o Programa seja realizado a partir do mês de junho.

Sobre o Programa
O Leite Legal - Programa Produção de Leite de Qualidade é uma parceria do SENAR e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae Nacional e vai capacitar produtores rurais com foco na produção do leite dentro dos novos parâmetros para CBT e CCS estabelecidos pela Instrução Normativa nº 62/2011 – que define novos padrões de qualidade para o leite. Num período de dois anos, o SENAR capacitará 81 mil propriedades por meio de treinamento teórico com carga horária de 16 horas/aula e visitas técnicas, formando em todo Brasil 5,4 mil turmas.

O Senar-MT é uma instituição de ensino rural, que está presente em todos os municípios de Mato Grosso atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais e prefeituras. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (FAMATO) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea-MT). Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) para ter acesso a mais informações da entidade.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet