Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Ecologia

várias funções

Espécie de árvore de crescimento rápido, eucalipto é usado na substituição da floresta nativa

Foto: Reprodução

Espécie de árvore de crescimento rápido, utilizados em várias funcionalidade e substituição da floresta nativa

Espécie de árvore de crescimento rápido, utilizados em várias funcionalidade e substituição da floresta nativa

Brasil, país que possue um dos mais avançados sistemas de silvicultura de florestas do mundo, tem no eucalipto seu principal componente. Os eucaliptos vêm desempenhando importante função de floresta de substituição. Sua produção sustenta as madeiras das florestas nativas reduzindo o impacto e consumo delas. Somente no Brasil, há aproximadamente 524 milhões de hectares de floresta, sendo que 517,09 milhões são naturais. As diferentes espécies de eucalipto têm sido muito utilizadas, pelo seu rápido crescimento, capacidade de adaptação as diversas regiões ecológicas e pelo potencial econômico de utilização de sua madeira.

Leia mais 
Baixo custo e facilidade no plantio do abacaxi atraem pequenos produtores
Novo Código Ambiental é aprovado pela AL; Licença Ambiental não será mais necessária

O plantio do eucalipto é, na maioria das vezes, realizado na região Sul do país por causa de sua rusticidade, da disponibilidade de mão-de-obra e do relevo. Para se obter uma colheita com sucesso, o trabalho deve ser pautado por práticas da silvicultura tais como a escolha e a limpeza da área, controle de pragas e doenças, definições do método de plantio e tratos culturais.

Uma pesquisa realizada no ano de 2007 pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Milho e Sorgo e pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA-ARS), resultou na clonagem de um gene que confere tolerância ao alumínio no sorgo e traria benefícios à cultura do eucalipto. A idéia é fazer com que as raízes das plantas de eucalipto se desenvolvessem mais e pudessem extrair mais água e nutrientes em solos com toxidez de alumínio.

A comercialização

A planta do eucalipto serva, principalmente na fabricação de papel e celulose e carvão vegetal. A fabricação do carvão vegetal, não degrada o ambiente, pois as toras que são utilizadas para a produção são arvores desclassificadas, tortas ou selecionadas que tem finalidade de madeira para laminação.

De acordo com a Associação Brasileira de Celulose e Papel, em 2010, na produção mundial o Brasil ficou em 12º lugar na fabricação de papel e em 4º de celulose.

Os maiores importadores de celulose do Brasil são os Estados Unidos, Holanda, China, Bélgica e Itália, com 80% do total exportado. Na produção de papel, a Argentina foi o maior exportador brasileiro, chegando ao total de 47%.

Leia mais notícia do Agro Olhar 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet