Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

sojicultura

Entidades diagnosticam produção no estado por meio do 5º Circuito Tecnológico

Edição anterior - Na safra 2012/13, durante a quarta edição do Circuito Tecnológico, as equipes visitaram 42 municípios totalizando 332 propriedades. No total foram percorridos 16 mil quilômetros somando uma cobertura in loco de 746 mil hectares, o que representa 9% da atual área plantada com soja no estado.

Foto: Ascom Aprosoja

Entidades diagnosticam produção no estado por meio do 5º Circuito Tecnológico

Entidades diagnosticam produção no estado por meio do 5º Circuito Tecnológico

A Aprosoja e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) realizam entre os dias 14 e 25 de outubro a 5ª edição do Circuito Tecnológico Safra 2013/14. A ação percorrerá lavouras de todas as regiões sojicultoras de Mato Grosso a fim de levantar informações referentes à qualidade de sementes, fertilizantes, manejo de pragas, uso de maquinários, gestão, mão-de-obra e infraestrutura, além de acompanhar de perto o andamento da atual safra de soja.

Uma diferença é que nesta edição os indicadores referentes às informações levantadas nas propriedades serão ranqueados conforme o grau de eficiência. “Esperamos que essa análise sirva para ranquearmos as melhores práticas entre produtores e regiões podendo acompanhar a evolução dos indicadores a cada ano”, disse o diretor técnico da Aprosoja, Nery Ribas.

Para garantir essa maior capilaridade de dados haverá ampliação do número de equipes, de cinco para oito. A meta é que as equipes visitem entre as duas semanas, de forma aleatória, 640 propriedades, o que é o dobro da última edição. As equipes aplicarão os questionários e coletarão amostras de sementes e fertilizantes que serão analisadas e tabuladas pela associação. Após as análises dos dados, a Aprosoja e o Senar avaliarão os mais diversos fatores de produção envolvidos, diagnosticando os gargalos existentes no campo, de forma a oferecer opções que venha a contribuir e auxiliar o produtor.

Os grupos serão compostos por quatro integrantes da área técnica, os supervisores da Aprosoja, colaboradores do Senar, estudantes do curso de Agronomia e consultores da Empresa Brasileira de Pesquisa (Embrapa), Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). O evento tem como patrocinadores Basf, Dow Agrosciences e Bayer.

Edição anterior
Na safra 2012/13, durante a quarta edição do Circuito Tecnológico, as equipes visitaram 42 municípios totalizando 332 propriedades. No total foram percorridos 16 mil quilômetros somando uma cobertura in loco de 746 mil hectares, o que representa 9% da atual área plantada com soja no estado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet