Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

Embrapa e sindicato desenvolvem método que usa DNA para rastrear suínos

A Embrapa Suínos e Aves e o Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados de Santa Catarina vão desenvolver projetos em conjunto para aprimorar o controle da produção de suínos no Estado. Um dos esforços em parceria é o desenvolvimento de uma metodologia que promova a rastreabilidade dos suínos produzidos em Santa Catarina por meio do DNA.


“É um projeto ousado, que terá como foco garantir e ampliar nosso espaço no mercado internacional”, disse o diretor executivo do Sindicarne, Ricardo Gouvêa.

O Projeto DNA e outros temas foram discutidos, nesta semana, na sede da Embrapa, em Concórdia (SC). “Já desenvolvemos várias ações em conjunto com o Sindicarne e temos cada vez mais fortalecido essa parceria. O projeto DNA também é importante para a Embrapa”, afirmou o chefe geral da unidade da Embrapa, Dirceu Talamini.

Santa Catarina é o hoje o maior exportador de carne suína do Brasil e está investindo em rastreabilidade para dar aos compradores internacionais a certeza da qualidade da sua produção. A ideia é vincular ao DNA de cada animal todo o histórico dele da granja ao abate.

A Embrapa auxiliará o Sindicarne na avaliação das tecnologias que possibilitarão registrar e armazenar essas informações com segurança.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet