Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Jurídico

Paz selada

Em assembleia Aprosoja valida acordo entre Famato e Monsanto sobre cobrança de royalties

09 Ago 2013 - 10:19

Especial para o Agro Olhar – Thalita Araújo

Foto: Reprodução/Ilustração

Em assembleia Aprosoja valida acordo entre Famato e Monsanto sobre cobrança de royalties
Em assembleia realizada na quinta-feira (8) a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), por maioria, validou o acordo realizado entre a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e a multinacional Monsanto, referente a ação judicial que tramitava sobre a cobrança indevida de royalties da tecnologia RR1.

Monsanto fecha acordo com produtores e entidades representativas

“Com qualquer tipo de acordo se abre mão de algumas conquistas para se ganhar outras”, afirmou o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, em entrevista durante a Bienal dos Negócios da Agricultura, em Cuiabá.

Fávaro explica que, apesar da anuência da associação em relação ao acordo, é necessário ressaltar o direito individual dos produtores de continuar pleiteando a devolução dos valores pagos indevidamente como royalties, após vencimento da patente da RR1.

STJ confirma decisão que negou extensão de patente de soja da Monsanto

O acordo, publicado em 24 de julho, diz que, em troca de a Famato desistir da ação judicial, a Monsanto irá conceder um bônus de 18,5 reais no custo dos royalties da nova tecnologia RR2, pelo período de 4 anos.

Fávaro afirma que a decisão foi tomada por maioria, mas se algum produtor não concordar, ou não puder aceitar o acordo – no caso de não realizar plantio pelos próximos anos – tem apoio para acionar a multinacional individualmente, com o suporte de todos os estudos já realizados e das decisões favoráveis já recebidas na justiça até o momento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet