Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política

defesa agropecuária

Deputado acusa JBS de indicar Figueiredo e desafia secretário a provar conhecimento da área

Alegando não ter nada contra Figueiredo, o deputado Abelardo Lupion desafiou o novo secretário a participar de audiência pública e a demonstrar conhecimento no assunto. Segundo ele, a covardia do ministro Antônio Andrade ao ceder às pressões fez com que isso acontecesse.

Deputado diz que indicação tem o dedo do maior frigorífico do mundo

Deputado diz que indicação tem o dedo do maior frigorífico do mundo

A exoneração de Ênio Marques da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura e a nomeação do mato-grossense Rodrigo Figueiredo para o cargo geraram desconforto entre os deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que consideram Marques um dos mais respeitados técnicos do setor agropecuário do país.

O deputado Abelardo Lupion (DEM-PR) era um dos mais exaltados com a decisão. Durante a sessão da Comissão de Agricultura da Câmara, nesta quarta-feira (14), ele acusou uma ala do PMDB de ter forçado a exoneração de Ênio Marques a pedido do frigorífico JBS, a maior de processamento de proteína animal do país.

“O Ênio Marques é um homem que tem profundo conhecimento técnico para colocar credibilidade, seriedade e quando se aposentou se colocou a disposição para fazer os programas da agricultura gratuitamente. Agora, o líder do PMDB, a pedido do JBS, a pedido do JBS, resolve politizar a Secretaria de Sanidade Animal”, declarou.

Leia Mais:
Rodrigo Figueiredo assume Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura
Mendes confirma Rodrigo Figueiredo como chefe do Escritório de Representação de Cuiabá em Brasília

Lupion ressalvou que a troca no comando do cargo pode trazer consequências para a segurança sanitária animal no país.

“Eu lamento muito esse assunto. Porque colocou um advogado, nada contra a classe, pelo contrário, também sou da carreira jurídica. Mas esta é a secretaria mais sensível da nação. E a secretaria que cuida da saúde dos brasileiros. É a secretaria que evita entrada dos animais que trazem a febre aftosa”, completou.

Alegando não ter nada contra Figueiredo, o deputado Abelardo Lupion desafiou o novo secretário a participar de audiência pública e a demonstrar conhecimento no assunto. Segundo ele, a covardia do ministro Antônio Andrade ao ceder às pressões fez com que isso acontecesse.

“Não é politizando este assunto para se fará com que a secretaria faça aquilo que não deve, que é facilitar a vida de uns com a entrada de produtos. Nós vamos convocar o ministro semana que vem. E quero ver esse secretário que está entrando e responder o que ele conhece sobre defesa agropecuária, sanitária, animal e vegetal. Se ele já sabe o que é vassoura de bruxa. Se ele sabe o que tem que fazer quando receber qualquer tipo de pedido de novos produtos da Anvisa. Nós vamos ainda nos arrepender do dia de hoje”, finalizou.

Procurado pela reportagem, o frigorífico informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que desconhece as acusações feitas por Abelardo Lupion.

“Não tem o que declarar. Esta é a opinião dele. Ele pode dizer o que pensa. A JBS não tem relação com parlamentares. Cabe ao deputado provar o que disse”, respondeu a empresa.

A empresa negou que tenha feito qualquer reclamação à atividade do ex-secretário Ênio Quadros por conta do surto de febre aftosa que atingiu rebanhos no Paraná e que provocaram a suspensão das exportações para quase dez países.

“A restrição da Rússia atingia apenas rebanhos de Mato Grosso e não comprometeu de forma alguma negócios da JBS com a Rússia”. A reportagem tentou contato por telefone com Rodrigo Figueiredo mas, até o fechamento desta matéria, ainda não havia obtido retorno das ligações.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet