Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

RETA FINAL

Colheita do milho alcança 82% durante esta semana em Mato Grosso

O ritmo da retirada das espigas é capitaneado pela região médio-norte do Estado, com cobertura de 89.9% dos 1.589 milhão de hectares semeados com o cereal.

Foto: Ilustração

Sorriso, Tapurah e Lucas do Rio Verde lideram retirada dos grãos

Sorriso, Tapurah e Lucas do Rio Verde lideram retirada dos grãos

A colheita do milho segunda-safra em Mato Grosso alcançou 82.1% nesta semana, de acordo com o boletim de acompanhamento de colheita divulgado nesta sexta-feira (2) pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O ritmo da retirada das espigas é capitaneado pela região médio-norte do Estado, com cobertura de 89.9% dos 1.589 milhão de hectares semeados com o cereal. Em seguida está o Nordeste mato-grossense (o Norte Araguaia), com 82.2%, região Norte, 77.2%, Oeste, 75%, Centro-Sul, 70.1%, Sudeste, 70%, e Noroeste, 72.5%.

Leia também
Milho de supersafra é estocado a céu aberto em Mato Grosso
Conab já garantiu subvenção a dois milhões de toneladas de milho de MT

Os municípios que estão mais próximos de terminar a colheita são: Sorriso e Tapurah, com 95% de cobertura de área, Lucas do Rio Verde, 94%, Gaúcha do Norte, 90%, Sinop, 89%, Ipiranga do Norte e Nova Ubiratã, 88%, Nova Mutum e Nova Xavantina, com 85%.

Em Sapezal e Querência as colheitadeiras debulharam as espigas em 83% da área, Vera e Itaúba, 80%, Santa Rita do Trivelatto, 78%, e São José do Rio Claro, 75%. Nas lavouras dos outros municípios, o índice colhido gira entre 63% e 75%.

Conforme o Imea, os agricultores de Mato Grosso plantaram três milhões de hectares com a cultura nesta safra 2012/13 e a produtividade média, até o momento, está em 99 sacas por hectare. A estimativa é que a produção chegue ao recorde de 17.3 milhões de toneladas – crescimento de 11.5% em relação ao ciclo anterior.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet