Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

característica

Chuchu é o 4º legume mais consumido no país e tem rentabilidade favorável

Foto: Reprodução

Quarto legume mais consumido no país o chuchu além de alto valor nutricional tem rentabilidade favorável

Quarto legume mais consumido no país o chuchu além de alto valor nutricional tem rentabilidade favorável

O chuchuzeiro é uma planta trepadeira que pode produzir por anos, possui ramas longas com até 15 metros. Teve origem na América Centrais e cultivadas em países de clima quente em regiões tropicais e subtropicais. É um legume com fama da "sem graça" e sem sabor, mas que possui alto valor nutricional. Com um valor de mercado favorável, é o quarto legumes mais consumido no país, ficando atrás apenas do tomate, cenoura e pimentão.

Leia mais
Rentabilidade e baixo custo tornam batata-doce ótima opção para fixação do homem no campo
Legume com alto valor e importância para saúde a beterraba é de fácil cultivo

Os maiores estados produtores são o Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerias, Paraná e Bahia. Estima-se que, no Brasil seja cultivada uma área equivalente a 5.000 hectares. As frutas e raízes do chuchu são componentes importantes da alimentação de muitas comunidades latino-americanos.

O chuchu é um distinto desconhecido para a pesquisa agrícola Brasil, é muito difícil para o agricultor manter orientação técnica para a sua produção e pós-colheita. Possuí em sua composição proteínas, cálcio, fósforo, ferro, vitamina A, B², C. Além de contem água, tem baixa caloria e é digestivo e diurético, indicado ainda como auxiliar no controle da hipertensão, problemas renais e urinários.

Existe três espécies mais comuns do chuchuzeiro, a coloração branca ou creme, verde-claro e verde-escuro. Dentre as espécies há diferenciação no tamanho, formato, rugosidade e espinhos do fruto.

Para o plantio, a temperatura ideal é entre 13°C e 27°C, climas elevados provocam quedas das flores e frutos, baixos prejudicam a produção, o chuchuzeiro é muito sensível a geadas e ventos fortes que pode quebrar ramas e brotações ou fazer cair frutos pequenos.

O solo ideal para o plantio é areno-argiloso de deve ser solto bem drenado e fértil. Solos de baixada bem drenados são interessantes para cultivo. A dica para o plantio é terrenos com topografia plana e levemente ondulada, próximo a fonte de água, que não receba sol poente, é os preferido.

O plantio é realizado no período chuvoso, entre os meses de maio e junho, ou o durante todo o ano, sobre atenção e irrigação freqüente. A colheita é feito após 85 a 120 dias de plantio.

Leia mais notícia do Agro Olhar
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet