Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Economia

vaca louca

Catar e Bielo-Rússia declaram embargo à carne bovina de MT

Foto: Reprodução

Os dois países esses países representaram menos de 5% das exportações de carne bovina em 2012

Os dois países esses países representaram menos de 5% das exportações de carne bovina em 2012

Catar e Bielo-Rússia anunciaram a suspensão da importação do produto brasileiro nesta quinta-feira (24), elevando as restrições para 12 nações por causa do caso não clássico de vaca louca. Desta forma, subiu para quatro o número de países que embargaram a carne bovina mato-grossense.


A informação foi confirmada pelo MInistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os dois países alegaram que a suspensão ocorre em razão de caso "não clássico" do mal de vaca louca (encefalopatia espongiforme bovina, conhecida também como EEB) no Paraná, em 7 de dezembro.

Ministro da Agricultura considera casos de "Vaca Louca" como assunto resolvido
Diplomatas de 25 países dão sinal positivo às explicações de suposta vaca louca no Brasil

Dentre os dois novos embargos, apenas o país árabe mantém relações comerciais com Mato Grosso. Em 2012, cerca de 272,255 mil quilos (kg) de carne bovina embarcaram para o Catar, gerando uma receita de US$ 1,876 milhão.

Segundo o ministério, esses países representaram menos de 5% das exportações de carne bovina em 2012, portanto, a balança comercial da pecuária brasileira não deve ser afetada.

O ministério informou que ações para esclarecer aos países que impuseram a suspensão do comércio brasileiro estão em curso e que a carne bovina nacional não apresenta riscos à saúde.

Ainda este mês, nos dias 26 e 27, uma comitiva técnica do ministério irá para Teerã, no Irã, com o intuito de apresentar esclarecimentos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet