Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Geral

Bienal dos Negócios da Agricultura

Capital sediará maior evento sobre agricultura do Centro-Oeste

Foto: Assessoria

Capital sediará maior evento sobre agricultura do Centro-Oeste
Cuiabá tem sediado uma série de eventos importantes, sendo a Copa do Mundo o mais celebrado entre eles. Agora é a vez do maior evento sobre agricultura do Centro-Oeste fincar raízes em Cuiabá. De responsabilidade das Federações de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Mato Grosso do Sul (Famasul), Goiás (Faeg) e Distrito Federal (Fape-DF), a edição 2013 da Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central está marcada para ocorrer nos dias 8 e 9 de agosto.

Resultado da assembleia não reflete expectativas nas urnas, acredita Galvan
Estradeiro: Prefeitos do Pará criam associação para viabilizar a BR-163 e políticas públicas

O coordenador geral do evento, Rui Prado comenta que a união entre as Federações dos Estados que fazem parte do Centro-Oeste foi o primeiro passo para o fortalecimento do agronegócio na região. Para o presidente da Famato, a união entre os estados da região os torna mais fortes para planejar o futuro e cobrar empenho das autoridades públicas, no que diz respeito ao saneamento dos problemas que afetam a agropecuária brasileira.

O evento foi pensado para ser um divisor de águas e formar a opinião dos produtores rurais sobre questões estratégicas para o futuro do agronegócio.

Da primeira edição regional, que ocorreu há dois anos, surgiu o Fórum Centro-Oeste Competitivo, um encontro que acontece regularmente e ajuda a fomentar novos projetos e decisões políticas e econômicas em toda a cadeia produtiva da região. Desejamos repetir este feito e continuar gerando frutos após a realização do evento.

O evento é dirigido a produtores rurais, pesquisadores, técnicos e extensionistas, fornecedores e distribuidores das cadeias produtivas do agronegócio, lideranças de entidades governamentais e não governamentais.

Bienal

A última edição aconteceu em 2011, em Goiânia-GO, mas neste ano o encontro retorna para sua casa de origem, a capital mato-grossense, já que antes da união das entidades da região a Bienal era promovida apenas em Mato Grosso. Para 2013, os temas em destaque serão logística, mão de obra no campo, novas tecnologias e cobrança de royalties, política agrícola e sucessão familiar.

De acordo com a assessoria do evento esta edição vai oferecer aos participantes algumas novidades, como um painel exclusivo para tratar sobre os royalties e os modelos de cobrança das futuras tecnologias. Outro ponto a ser abordado durante o evento é como enfrentar o apagão de mão de obra e os desafios para atrair trabalhadores com mais qualificação.

Na programação paralela, workshop sobre Jornalismo Agropecuário, reuniões das Câmaras Setoriais do Mapa (soja, algodão e insumos), reunião das Comissões Nacionais de Trabalho e Previdência da CNA, Fórum dos Secretários Estaduais de Agricultura e Fórum Empresarial do Centro-Oeste.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet