Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 14 de maio de 2024

Notícias | Política

7% do PIB nacional

Brasil possui mais da metade da água doce mas importa quase 600% de pescado

Foto: Reprodução

Brasil importa quase 600% de pescado, apesar de possuir mais da metade da água doce do planeta

Brasil importa quase 600% de pescado, apesar de possuir mais da metade da água doce do planeta

O Brasil possui uma costa marítima com 8.500 quilômetros de extensão e 13,7% da água doce do planeta, porém não consegue se aproveitar destas características de forma a transforma-la em um cenário positivo em relação à produção de pesca. De acordo com o Ministério da Pesca e Aqüicultura, em 2010, o setor pesqueiro foi responsável por apenas 7% do PIB do agronegócio. Para discutir o sistema pesqueiro nacional, a comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável irá realizar uma audiência pública na tarde desta terça-feira (20), às 14h30.


Leia mais
Políticas pensadas para a piscicultura tornam Cuiabá referência nacional
Municípios da faixa de fronteira terão R$ 10 milhões para projetos de piscicultura

Apesar do Brasil possuir mais da metade da água doce do planeta, o setor pesqueiro ainda tem pouco rendimento. Em 2012, o Brasil importou quase 600% a mais que o volume expostado em pescado.

Em 2011, foi lançado pela presidente Dilma Rousseff plano para produzir dois milhões de toneladas de pescado até 2014 e transformar uma superintendência em Ministério especifico, com vistas a tratar da questão pesqueira do país. Porem, ainda não tem uma política adequada de estimulo à Aqüicultura Nacional, para que o pescado seja uma das fontes mais importantes de alimentação do povo.

Irão participar também da audiência, como expositores, o ministro da Ppesca e Aqüicultura, Marcelo Crivella, e o vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Pesca do Pará e Amapá (Sinpesca), Fernando Antonio Ferreira.

Leia mais notícia Agro Olhar
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet