Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Geral

Basf apresenta tecnologias a produtores rurais

A BASF, uma das maiores fabricantes de defensivos agrícolas do País, realizará entre os dias 19 e 22 de março em Passo Fundo (RS) o InCampo. O evento é destinado a agricultores de toda a região, equipes técnicas de cooperativas agrícolas e revendas, bem como consultores e influenciadores. O encontro já foi realizado este ano em Rio Verde (GO), Rondonópolis (MT), Maracaju (MS) e será encerrado este mês na cidade gaúcha.

Durante o evento serão apresentados resultados práticos em áreas demonstrativas no campo. “Nosso objetivo é treinar e capacitar estes grupos com relação aos nossos produtos e serviços, principalmente para os cultivos de soja e milho, em importantes praças agrícolas na produção de cereais, como é o caso do Norte Gaúcho” afirma Fernando Arantes, gerente de Marketing para Tratamento de Sementes da BASF e um dos responsáveis pela iniciativa.

Dentre essas tecnologias de destaque no que se refere a produtos, valem ressaltar o Sistema AgCelence® Soja Produtividade Top, o fungicida Abacus HC® , o inseticida Nolmolt® 150 e o herbicida recém-lançado pela empresa: Heat®.

O Sistema AgCelence® Soja possibilita uma melhor transformação da água, luz e nutrientes em energia e grãos, além do melhor controle fitossanitário, resultando em maiores produtividades. O sistema é composto pelos produtos fungicida/inseticida Standak® Top, o fungicida Comet® e o já consagrado fungicida Opera®, que já tratou mais de 133 milhões de hectares no Brasil desde o seu lançamento há cerca de 10 anos.

Para as culturas de milho e de trigo a empresa destaca o fungicida Abacus HC®, que apresenta alta eficiência no controle das ferrugens (Puccinia sorghi e Puccinia polysora) e da mancha de phaeosphaeria (Phaeosphaera-maydis) no milho. Também como parte do portfólio destinado às culturas de soja e milho, a empresa demonstrará durante o evento o inseticida Nomolt® 150.

Já o herbicida Heat® figura como um produto multicultura destinado ao controle de importantes plantas daninhas de folhas largas e difícil controle. É utilizado na dessecação para plantio das principais culturas como soja, arroz, milho, trigo e algodão e na dessecação pré-colheita para as culturas da batata e do feijão.

Heat® chega ao mercado como uma opção para o controle eficaz da buva, que no Brasil já se apresenta como uma planta daninha tolerante a alguns herbicidas. Dessa forma, visa dar mais tranquilidade ao produtor durante o estabelecimento da cultura. Outro diferencial do produto refere-se à velocidade de controle. Heat® promove um ganho operacional ao maquinário, já que na maioria das situações permite que o agricultor plante sua lavoura logo após a aplicação, adequando-se ao sistema aplique e plante. O agricultor pode ver os efeitos do herbicida nos primeiros dias após a sua aplicação. O controle da buva é antecipado fazendo com que o produtor ganhe de quatro a cinco dias para o plantio da cultura.

Já no campo dos serviços destinados à agricultura, a BASF apresentará também no evento um serviço oferecido com exclusividade denominado AgroDetecta, que oferece informações ao produtor rural sobre os momentos mais indicados às pulverizações, visando o controle de diversas doenças em culturas variadas.

Seguindo o conceito de agricultura de precisão, AgroDetecta atua por meio do monitoramento agrometeorológico, que é realizado por uma rede de estações meteorológicas e interpretadas por meio de modelos matemáticos de previsão de ocorrência de doenças. Desta forma, o sistema consegue indicar previamente o momento mais adequado para efetuar o combate. Assim, o produtor pode ser alertado sobre uma possível incidência de doenças com antecedência de até 10 dias.

Por fim, a BASF apresentará o Digilab Mobile. Já conhecido entre os agricultores, o Digilab auxilia na identificação dos sintomas das principais doenças, pragas e plantas daninhas em diferentes culturas, com o auxílio de um microscópio digital para capturar a imagem e de uma biblioteca virtual de saúde vegetal para consultar e comparar as imagens capturadas.

A versão do Digilab para tablet une a mobilidade do aparelho com o conteúdo da versão 2.0, o que a torna mais completa e assertiva. Com o uso da lupa de até 200 vezes de aumento via wireless (sem fio), os usuários terão uma versão com número superior de imagens no banco de dados, maior conteúdo explicativo e informativo, localização georreferenciada, mapa de ocorrências próprio e personalizado, consultoria de técnicos da BASF e, consequentemente, mais mobilidade em seus diagnósticos quando comparado ao Digilab tradicional, o que agiliza o trabalho de assistência técnica no campo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet