Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 13 de maio de 2024

Notícias | Política

demarcações de terras

Bancada indigenista debate constitucionalidade da PEC 215 e questiona Embrapa

Foto: Agência Câmara

Bancada indigenista se articula para derrubar principal ruralista

Bancada indigenista se articula para derrubar principal ruralista

Depois de impetrar Mandado de Segurança (MSO) no Supremo Tribunal Federal (STF), na semana passada, para interromper a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215 na Câmara Federal, a bancada indigenista promove nesta semana o segundo ciclo de debates sobre a demarcação de terras indígenas e outras propostas relacionadas.


Na terça-feira (13.8), às 14h30, o alvo será o debate sobre a constitucionalidade da PEC 215, principal pleito ruralista, que transfere do Poder Executivo para o Legislativo a prerrogativa de definir e aprovar as terras que serão destinadas à criação de reservas indígenas.

Leia Mais:
Frente indigenista impetra mandado de segurança no STF contra a tramitação da PEC 215 na Câmara
STF designa relator do MS que pretende revogar tramitação da PEC 215 na Câmara

O jurista Dalmo Dallari, que tem se manifestado contra a PEC 215, será um dos expositores. O ministro da Justiça foi convidado, mas ainda não confirmou presença.

A agenda se completa na quinta-feira (15.8), a partir das 9h30 quando os membros da Comissão Legislativa ouvirão representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) sobre a suposta suspensão da demarcação das terras indígenas do Paraná, anunciada pela ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann, em razão de um laudo produzido pela Embrapa que contesta o trabalho da Funai naquele Estado.

Foram convidados o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso; o presidente da EMBRAPA, Maurício Antônio Lopes; a presidente da FUNAI, Maria Augusta Boulitreau Assirati; além de pesquisadores na área. O requerimento para realização dos debates é do coordenador da Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas, deputado federal Padre Ton (PT-RO). Os debates ocorrem no plenário três da Câmara.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet