Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

irrigada

Bananas: produção é mais barata, mas exige atenção e cuidados na lavoura

A banana está em terceiro lugar de produção de frutíferos no país. Por Ter uma produção irrigada, muitos produtores, principalmente de propriedades de pequeno porte, optam por essa área da agricultura. Porém, a sua cultivação exige muitos cuidados, com doenças, pagas e fungos das lavouras que causam muitos prejuízos a sua colheita.

Foto: Ilustração/Reprodução

Bananas: produção é mais barata, mas exige atenção e cuidados na lavoura

Bananas: produção é mais barata, mas exige atenção e cuidados na lavoura

A banana está em terceiro lugar de produção de frutíferos no país. Por Ter uma produção irrigada, muitos produtores, principalmente de propriedades de pequeno porte, optam por essa cultura. Porém, a sua cultivação exige muitos cuidado. Sucetível a doenças, pragas e fungos diversos, é preciso ter cuidado para não ter prejuízo  na hora da colheita.

Bocaiúva: fruta pode ser utilizada até em suplementos para animais

Umas das principais doenças que exigem atenção é o fungo Sigatoka amarela. Esta é a mais séria e destrutiva  doença que acomete a bananeira em todas as áreas produtivas do mundo. A doença ocorre nas folhas da planta provocando estrias e manchas necróticas que reduzem os tecidos fotossintetizantes e, conseqüentemente, os rendimentos dos frutos, diminuindo os cachos da fruta.

Em Mato Grosso, em propriedades de produtores que sobrevivem da agricultura familiar, técnicos da Secretária de Agricultura de Rondonópolis orientam sobre o plantio da banana, para evitar desperdício e prejuízo durante a colheita, por causa das doenças e fungos na plantação. No município, chega a ser plantada até 10 mil mudas do tipo “banana-da-terra”, e é um negócio que está dando certo, de acordo com a avaliação dos técnicos.

Produção recorde milho terá volume maior que produção de soja, destaca instituto

Para eles, a falta de orientação dos pequenos produtores leva mitos ao erro durante as escolhas de tipo de plantas a serem cultivadas. E para tentar amenizar os prejuízos, técnicos disponibilizaram várias equipes com técnicos qualificados para orientar os agricultores na região Norte do Estado.

De acordo com produtores, o cultivo da banana tem um custo mais acessivo para quem possui propriedades pequenas, bem mais barata que a produção de leite, já que o gado leiteiro tem um tratamento diferenciado, até mesmo na alimentação.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet