O município de Lucas do Rio Verde (350 km de Cuiabá) deverá receber uma audiência pública, neste mês de fevereiro, para debater a implantação da Ferrovia da Integração do Centro Oeste (Fico), que ligará o município a Campinorte (GO) – e consequentemente á Ferrovia Norte-Sul e aos portos do Norte do país.
O anúncio foi feito pelo prefeito Otaviano Pivetta (PDT). Segundo o prefeito, a audiência pública irá discutir a privatização e buscar investidores interessados no trecho que liga Campinorte a Lucas do Rio Verde, previsto para ser construído na primeira etapa do projeto.
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Em visita a Brasília, na semana passada, Otaviano foi informado que a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias não é mais a gestora do projeto. “No fim do ano passado, atendendo uma determinação da presidente Dilma Roussef, foi criada a Empresa de Planejamento e Logística S.A (EPL) que terá o papel de identificar os grandes projetos do governo, fazer os estudos necessários e direcionar os investimentos públicos”, explicou o prefeito.
O trecho a ser construído na primeira etapa - que sairá de Campinorte e cruzará Mato Grosso até Lucas do Rio Verde - terá a extensão de 1.040 quilômetros e prevê investimentos de R$ 4,1 bilhões. Os bancos públicos – como o BNDES - devem financiar a construção, por meio de empréstimos aos investidores privados.
Apesar de elogiar a decisão da presidente, o prefeito se mostrou preocupado, já que, além desse trecho da Fico, parte da BR-163 - que liga Sinop a Sonora (MS) - também será privatizado. “O fato de termos duas grandes obras com processos licitatórios abertos pode se tornar um ponto negativo em curto prazo, já que a ferrovia necessita de um estudo mais aprofundado. Temo que isso possa atrasar a vinda da Fico para Lucas do Rio Verde”, afirmou.
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A Ferrovia de Integração do Centro-Oeste terá uma extensão de 1.638 km, partindo da Ferrovia Norte-Sul, em Campinorte, até chegar em Vilhena (RO). O projeto da Fico, que será executado em duas etapas e terá investimentos de R$ 6,4 bilhões, contemplará uma das regiões do país mais prósperas na produção de grãos e carne, porém, bastante carente no que se refere à logística de transporte.
Além de Lucas do Rio Verde, o plano indica a passagem por Água Boa, Canarana em Mato Grosso, seguindo na direção de Vilhena e Porto Velho, em Rondônia e passando pelo Acre até a divisa fronteira com o Peru, na localidade de Boqueirão da Esperança.
Com informações iniciais da assessoria.