Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Geral

políticas públicas

Assistência técnica favorece vendas de produtos da agricultura familiar

Na maioria das vezes, o básico da produção vai para o consumo da família e o excedente é comercializado, vendido para o PAA ou para o Pnae.

Foto: Reprodução

Assistência técnica favorece vendas de produtos da agricultura familiar
Nos últimos sete anos os trabalhos orientados pelos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) atingiram o total de 94% das vendas da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae)da região Centro-Oeste.

Pronaf Jovem já pode ser contratado pelo Banco do Brasil

Os dados são da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Governo anuncia Prêmio de Escoamento da Produção para reduzir estoques de derivados de uva

O número mostra o empenho de estados e municípios da região em obter conhecimento sobre técnicas de produção de alimentos, produto este direcionado a crianças de escolas municipais e estaduais. Técnicos de ambos os ministérios expressam que os resultados do trabalho desenvolvidos pelo extensionistas mostram grande eficiência.

Os dados comprovam que a maioria esmagadora dos agricultores que venderam para o Pnae foram atendidos por técnicos de Ater, e que 90% das vendas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) são feitas pelos agricultores que recebem assistência técnica e extensão rural para essa comercialização.

Além de levar as políticas públicas para os agricultores familiares, o serviço de assistência técnica trabalha a produção, a organização da produção – que significa estabelecer qualidade, escalas, a organização do fluxo da comercialização – e organiza o grupo, como informa assessoria do MDA.

Na maioria das vezes, o básico da produção vai para o consumo da família e o excedente é comercializado, vendido para o PAA ou para o Pnae.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet