Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Economia

cadeia produtiva

Aprovado relatório com sugestões para incentivar produção leiteira

Foto: Arquivo Pessoal

O preço do leite em Mato Grosso desvalorizou 1,7%

O preço do leite em Mato Grosso desvalorizou 1,7%

Aprovado pela Câmara dos Deputados o relatório final da subcomissão destinada a debater e propor políticas de incentivo à produção leiteira no país. O documento aponta medidas a serem adotadas por municípios, estados e governo federal. Segundo o relator, deputado Alceu Moreira (PMDB/RS), o transporte da produção leiteira por estradas vicinais é de responsabilidade dos municípios.

Já problemas no abastecimento de energia nos locais de produção deve ser enfrentado por concessionárias, estados e governo federal.  Integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária, o relator também defende a padronização de regras para garantir questões de natureza sanitária.

Diretoria eleita da Aproleite define ações a serem tomadas no triênio

“Neste documento consta o que é lei, o que precisa de instrumento e a subcomissão vai encaminhar o relatório para tramitar na Casa. O que não é lei, o que é aconselhamento que veio de debates com a Embrapa, cooperativas, supermercados e dos produtores sera debatido com o governo” afirmou ao Agro Olhar/Olhar Direto 

Programa visa dobrar produção gaúcha de leite em 10 anos

Ao longo dos debates foram realizadas 93 conferências estaduais e eleitos delegados, que se reunirão a cada três meses com ministros da agriultura, desenvolvimento, desenvolvimento agrário, relações exteriores e casa civil para promover e cobrar as mudancas propostas.

O parlamentar acredita que se forem tomadas as medidas necessárias o Brasil pode se tornar o terceiro maior produtor de leite do mundo. "Precisamos dar voz ao leite, mostrar as falhas no processo e criar a competitividade no setor", acrescentou ao sugerir a criação de condomínios regionais onde os produtores passam a dividir os custos de produção e de inspeção sanitária.

O preço do leite em Mato Grosso desvalorizou 1,7% para os produtores no mês de março em comparação com fevereiro e alcança atualmente a média de R$ 0,64 o litro. Segundo boletim mensal do leite elaborado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a retração foi provocada pela maior oferta do produto decorrente da melhora das pastagens e também pela entrada de produtos lácteos no atacado, provenientes de outros estados. 

Durante audiência pública realizada no Senado, a presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), senadora Kátia Abreu (PSD-TO), defendeu projetos de melhoria da qualidade de leite, capacitação técnica de produtores, qualificação de mão de obra, inovação tecnológica, assistência técnica, controle de resíduos contaminantes, defesa sanitária e políticas de crédito.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet