Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

8º Circuito Aprosoja

Aprosoja reúne 4,7 mil pessoas em 40 dias e encerra com recorde de público

Mais de 4.700 pessoas assistiram às palestras sobre a soja no mundo, com palestrantes da China, Estados Unidos e Argentina

Foto: Ascom / Aprosoja

Mais de 4.700 pessoas assistiram às palestras sobre a soja

Mais de 4.700 pessoas assistiram às palestras sobre a soja

O 8º Circuito Aprosoja - evento da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, chega ao fim depois de passar 40 dias na estrada e reunir, neste intervalo de tempo, público recorde de 4,7 mil participantes. O presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, disse que encerra o maior evento da associação com a sensação de dever cumprido diante de tanto prestigio. “Estamos realizados pelo empenho da nossa equipe, nosso delegados, diretoria e muito felizes com o público, que fizeram o maior evento da história”, observou. 

Fávaro apontou o tema escolhido pelos delegados e o trabalho em conjunto de todos os envolvidos como grande diferencial do Circuito. “Com certeza o sucesso do nosso evento é um conjunto de fatores. A dedicação da equipe, a divulgação, a ampliação dos trabalhos da Aprosoja, o trabalho da imprensa, sem falar que nossos delegados estão cada vez mais confiantes e alinhados com a diretoria”, completou Fávaro.

Circuito Aprosoja percorre a região Norte de Mato Grosso nesta semana

De acordo com a assessoria da Aprosoja, a última cidade a receber a rodada de palestras com o painel internacional sobre a produção de soja no mundo foi Nova Xavantina, região Leste de Mato Grosso. “A gente faz um chamamento e fica na expectativa de que os produtores venham participar conosco. E ver a casa cheia, mais uma vez, mostra a credibilidade que a Aprosoja tem com os produtores”, disse o segundo vice-presidente da entidade na região Leste, Endrigo Dalcin.

Circuito Aprosoja passa por Rondonópolis, Primavera e mais 3 municípios esta semana

Diante da necessidade de profissionalização no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) entendeu que o Circuito Aprosoja funcionaria como uma vitrine para a divulgação dos cursos oferecidos pela entidade. “O objetivo do Senar era resolver a falta de mão-de-obra qualificada na área de mecanização agrícola divulgando os cursos. E com essa parceria percebemos que podemos cumprir essa meta”, disse o analista de Educação Profissional Rural do Senar, Eduardo Silveira.

8º Circuito Aprosoja dispara criticas à União e exalta produtor

O produtor de Nova Xavantina, Rogério Toloti, disse que as informações recebidas no circuito foram importantes e que agora, além de pode fazer um comparativo entre a produção dos seus principais concorrentes, também conseguiu ter uma noção de como está o mercado. “Eu agradeço a Aprosoja por nos proporcionar essas explicações e fico muito satisfeito em saber que o nosso dinheiro está sendo bem investido pela Aprosoja para defender os produtores”, afirmou Toloti.

Circuito é lançado nesta 5ª e promove intercâmbio com produtores de outros países

A metodologia utilizada pela Aprosoja para se comunicar com os produtores também foi elogiada pelo consultor argentino Alejandro Vejrup, da Associação Argentina de Consórcios Regionais de Experimentos Agropecuários (AACREA). “Achei muito interessante a diretoria passar informações direto aos produtores e poder saber quais são os problemas e desafios locais, além de mostrar que eles têm uma entidade que os representa”, ressaltou.

Vejrup percebeu, também, que os produtores falam muito na falta de estradas e portos, mas ressaltou que não se pode esquecer os importantes projetos de capacidade de embarque. Diante do potencial agrícola da região Leste, segundo Alejandro, seria interessante que os produtores utilizassem o novo sistema de cooperativa que conheceu quando visitou a região Norte. “Acho que cooperativismo seria um bom caminho para os produtores daqui, que traria força para a classe e ajudaria na tomada de decisões”, finalizou.

Circuito Aprosoja

O Circuito Aprosoja é o mais tradicional evento de planejamento de safra do país. Teve início em 11 de abril em Cuiabá e rodou as regiões Oeste, Sul, Norte e Leste. O evento é uma realização da Aprosoja e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), com patrocínio da Basf, Bayer e Syngenta.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet