Olhar Agro & Negócios

Domingo, 23 de junho de 2024

Notícias | Agronegócio

estradeiro

Depois de 11 horas de lama e poeira, empresários chegam ao Pará para checar nova rota de escoamento

26 Abr 2013 - 19:09

De Novo Progresso - Marcos Coutinho/Da Redação - Jardel P. Arruda

Foto: Reprodução

Depois de 11 horas de lama e poeira, empresários chegam ao Pará para checar nova rota de escoamento
Após 11 horas e meia de muito asfalto, lama, poeira e muita determinação, um grupo de empresários mato-grossenses, o estradeiro “Caminho da Integração – Rota 163 (MT-PA)”, chegou ao município de Novo Progresso, em território paraense. O objetivo da missão é comprovar a economicidade do escoamento da safra da região do norte e médio norte de Mato Grosso através dos portos a serem instalados no distrito de Miritituba, no município de Itaituba, no Pará.


Através dos terminais de transbordos de Miritituba, a produção de Mato Grosso pode ser escoada pelos portos do norte, como Santarém e Vila do Conde, ambos no Pará, e Santana no Amapá. Em síntese, essa nova via pode resultar em uma economia de mil quilômetros no modal terrestre e no mínimo três dias na via marítima.

Atualmente a safra mato-grossense é escoada para o exterior através dos portos de Santos - SP, Paranaguá - PR, São Francisco - SC e Rio Grande RS. Além de distantes, esses portos estão supersaturados, atrasando a saída do produto brasileiro e aumentando o custo final da logística.

De acordo com Leonardo Nengruba, diretor da Interocean Engenharia & Ship Management LTDA, Essa alternativa mitigaria o caos logístico e daria ganhos em economia para os município produtores.

Autoridades dos municípios de Novo Progresso, Itaiatuba, Altamira, Jacareacanga, Ruropolis e Azeiro, dentre prefeitos, vice-prefeitos e secretários de transporte, recepcionam a comitiva integradas por empresários de Mato Grosso, Brasilia, Pará, Paraná e Goiás.

Liderados pelo ex-diretor geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot, os empresários da Rota 163 dormem hoje em Novo Progresso e seguem amanhã com a comitiva de 10 veículos traçados para Itaituba.

Mais informações em instantes.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet