Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

oportunidade

1º Dia de Campo do Suinocultor debate os desafios do mercado

Visando reunir os suinocultores do município de Diamantino e região para discutir os principais desafios no mercado suinícola, a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) realiza neste sábado (09) o primeiro Dia de Campo do Suinocultor de 2013.

Foto: Reprodução - Ilustração

1º Dia de Campo do Suinocultor debate os desafios do mercado
Visando reunir os suinocultores do município de Diamantino e região para discutir os principais desafios no mercado suinícola, a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) realiza neste sábado (09) o primeiro Dia de Campo do Suinocultor de 2013. Os participantes terão a oportunidade de verificar as ações que a Acrismat vem desenvolvendo ao longo dos anos para beneficiar o setor.

Capacitação de suinocultores de MT é tema de reunião em Brasília
Suinocultores criam comitê visando aprimorar defesa sanitária

Um representante da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego - Mato Grosso (SRTE/MT), falará sobre "Legislação Trabalhista" e o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Marcelo Miele, sobre "Competitividade da suinocultura brasileira e tendências futuras".

Abertura de mercado uruguaio para suinocultura de MT amplia possibilidade de ganho

O evento vem de encontro com o crescimento do setor no estado, e a necessidade profissionalização para se tornar mais competitivo, num mercado cada vez mais globalizado. Segundo a assessoria da Acrismat, as primeiras granjas produtoras de suínos em MT datam do início da década de 90 e foram construídas com o objetivo de agregar valor aos grãos produzidos na região.

Contudo, apenas a partir da criação do Programa Granja de Qualidade, em 1995, regulamentado em 1996, que a criação de suínos teve maior desenvolvimento, sendo que o objetivo era a produção de suínos com alta tecnologia, obedecendo aos preceitos da Qualidade Total.

No Brasil, a soja e o milho são os principais produtos agrícolas que embasam a alimentação tecnificada de suínos. Hoje o país produz 1/4 da soja no mundo e aproximadamente 6% do milho. A produção de suínos chega a tímidos 2,2%.

Potencial

No entendimento da associação, MT tem expressivo potencial para expandir seu rebanho de suínos, em virtude das seguintes características: 27% da soja brasileira, 5% do milho, baixíssima densidade por km² (apenas 0,8 suínos por km²), excelente nível sanitário, boa oferta de energia, infraestrutura de transporte e logística em consolidação, política ambiental exigente e bem fundamentada, conduzindo à sustentabilidade das operações.

Serviço

O evento começa às 8h no Restaurante Villa dos Parecis, localizado na Rua da Caixa d' Água, S/N, bairro Jardim Guaraná, em Diamantino (MT). Mais informações (65) 3624-8125.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet