Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Logística

Infraestrutura agrícola fraca é grande problema do Brasil, diz OCDE

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, na sigla em inglês) destacou a importância da agricultura para a economia brasileira em relatório anual divulgado nesta manhã em Paris. Apesar disso, a entidade diz que a baixa qualidade da infraestrutura brasileira continua sendo um grande desafio para o campo brasileiro.

No estudo, a OCDE destaca positivamente que a agricultura brasileira tem parcela de 5,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e é responsável por 32% das exportações e 17% de todos os empregos do Brasil. Além disso, a entidade ressalta que o setor gerou, sozinho, superávit comercial de US$ 70,7 bilhões em 2012.

Apesar disso, a entidade diz que há muitos desafios para o setor. 'A fraca infraestrutura continua a ser um grande problema e a oferta de recursos para melhorar esse tema continua a ser relativamente baixa para o apoio ao produtor', diz o documento, que não cita exemplos de problemas na infraestrutura brasileira.

A OCDE diz apenas que o levantamento revelou que só 17% dos recursos nacionais destinados à agricultura são efetivamente investidos na melhora do negócio, como na infraestrutura logística, armazenamento, pesquisa e desenvolvimento, formação de trabalhadores e controle de qualidade. O grosso dos recursos transferidos ao setor - fatia de 83% - é 'distribuído aos produtores agrícolas via preços garantidos, compras governamentais, crédito subsidiados e seguros'.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet