Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Energia

Evento incentiva microgeração de energia no campo

Energias renováveis e oportunidades para todos. Este é o mote do 4º Seminário e Mostra Latino-americana de Microgeração Distribuída (Microgerar) que ocorre até quinta-feira (19), em Foz do Iguaçú (PR). O coordenador-geral de Biocombusíveis da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), André Machado, participou do painel sobre microgeração no meio rural nesta terça-feira (17), no Parque Tecnológico Itaipu.

O coordenador do MDA apresentou trabalhos iniciados com o biogás e as políticas existentes, como por exemplo, o Pronaf Eco que é uma linha de investimento para implantação, utilização ou recuperação de tecnologias de energia renovável, biocombustíveis, armazenamento hídrico, pequenos aproveitamentos hidroenergéticos, silvicultura e recuperação do solo.

André Machado também falou sobre a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para sustentabilidade e capacitação de agentes de Ater. Ele aproveitou a oportunidade para conhecer experiências exitosas do Brasil que foram apresentadas, bem como avanços e desafios na visão das entidades latino-americanas participantes.

“No caso da microgeração de energia no meio rural, e em especial para a agricultura familiar, o aproveitamento total da biomassa da produção agrícola e agroindustrial, para a produção de energia térmica e/ou elétrica e o aproveitamento do espaço agrário para a produção de energia solar e eólica podem representar importantes vetores de geração de renda, mitigação da emissão de gases do efeito estufa e inclusão social e produtiva”, assinalou Machado.

O evento aborda temas como: políticas públicas de incentivo à microgeração que é a geração de energia no local ou próxima ao ponto de consumo e que não necessita de usar redes de distribuição; avanços tecnológicos no setor; conectividade; experiências de microgeração para acesso à energia e inclusão social e seu uso produtivo no campo; além de projetos que agregam diferentes fontes renováveis e como é possível criar cooperações entre os países do continente por meio da microgeração de energia com fontes renováveis.

A promoção e a organização do evento são feitas pela Rede Nacional de Organizações da Sociedade Civil para a Energias Renováveis (Renove) e pelo Parque Tecnológico Itaipu.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet