Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Logística

Investimentos em ferrovias e construção de novos armazéns ganham destaque no Fórum de Logística

Numa realização da Klein & Associados e com a presença de diversas autoridades, aconteceu na Expointer 2013, o Fórum Interativo de Infraestrutura e Logística.

O evento foi conduzido por Odacir Klein, diretor da Klein & Associados, que salientou a importância do transporte da safra no País, suas formas de planejamento logístico e os recursos à realização deste escoamento. "O setor está muito preocupado com o grande problema desta questão do déficit de armazéns, especialmente durante as safras. Isso tem que ser resolvido imediatamente através de novas infraestruturas". E citou como exemplo o Centro-Oeste, que produz grande volume, mas apresenta uma série de problemas para armazenar e transportar os grãos.

Também presente ao Fórum, Bernardo Figueiredo, presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), palestrou sobre as diversas cadeias logísticas hoje no País e, neste sentido, enfatizou um dos principais gargalos enfrentados pelo Brasil, o transporte rodoviário. “No momento, nossa logística depende totalmente do transporte rodoviário e ele está no limite", disse. Também destacou a infraestrutura ferroviária da atualidade, que não consegue atender ao mercado logístico, "sendo necessária uma malha mais competitiva e moderna”.

Para que o País ganhe ainda mais competitividade e atenda parte da demanda logística que se faz necessária, lembrou que existe um projeto que prevê dez mil km de ferrovias novas. Salientou o estudo da unificação das bitolas (medidas dos trilhos) entre as ferrovias argentina e a brasileira.

Figueiredo acredita que o transporte deve ser acessível a todo cidadão deste País."Temos que assumir, organizar uma malha ferroviária moderna! A construção de armazéns a curto prazo para que os caminhões descarreguem os grãos com maior agilidade, também é fundamental. E investimentos nas hidrovias, como balizamentos, dragagens, mantendo estas atividades continuamente", concluiu.

Após as apresentações, parlamentares e dirigentes de diversas organizações se manifestaram, fazendo contribuições pontuais ao debate.

A partir de agora, será editada uma revista contendo a cobertura jornalística do evento e sugestões com vistas às superações das dificuldades. Sugestões podem ser enviadas até 16 de setembro, através do e-mail contato@kleineassociados.com.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet