Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Logística

Municípios do Piauí recebem 238 equipamentos do PAC 2 no lançamento do Plano Safra Semiárido

Os cinco equipamentos que integram o conjunto de máquinas doadas pelo Governo Federal para melhorar a convivência dos agricultores familiares no Semiárido serão entregues nesta sexta-feira (23) para 189 municípios do Piauí. O repasse incluirá a distribuição de 238 equipamentos – 100 caminhões-caçamba, 74 motoniveladoras, 48 pás-carregadeiras, dez retroescavadeiras e seis caminhões pipa. Esta será a primeira entrega simultânea com exemplares de todos os maquinários anunciados pela presidenta Dilma Rousseff para a região. O incentivo à estruturação produtiva será oficializado durante a cerimônia de lançamento do Plano Safra Semiárido específico para o estado.

A ação assegura R$ 7 bilhões do Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014 para estruturar a produção de culturas alimentares adaptadas à realidade da região e, assim, minimizar as perdas nos períodos de seca. O anúncio para o estado e a entrega das máquinas ocorrerá às 8h, no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, na capital Teresina.

O delegado federal do MDA em Piauí, Pedro Calisto de Oliveira, conta que, no estado, o Plano Safra Semiárido atenderá os agricultores familiares de 222 municípios. “Dos 224 municípios que o estado do Piauí possui, somente dois não se enquadraram na região: Teresina e Parnaíba. Estamos há dois anos sofrendo com essa seca. Por aqui acabou tudo, as pessoas não conseguiram produzir. Com o Plano Safra Semiárido, o agricultor terá a sustentação que precisa para recomeçar. Sem esse apoio, iríamos demorar muito para recuperar a capacidade de começar”, pondera.

Os recursos do Plano são acessados por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que estabelece taxas de juros diferenciadas para o Semiárido. Para as operações de custeio, por exemplo, os juros são de 1% a 3% ao ano. Nas outras localidades, as taxas variam entre 1,5% a 3,5%. Os contratos de investimento são operacionalizados com juros de 1% a 1,5%, ao ano. Já as taxas para o resto do país, ficam entre 1% e 2%.

Reforço
O fortalecimento da organização produtiva no campo será potencializado com a entrega das 238 máquinas. O conjunto de equipamentos foi adquirido no âmbito da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A iniciativa beneficiará cerca de 860 mil moradores da área rural e outros 186 mil agricultores familiares de 189 municípios diferentes. Para doar os maquinários às prefeituras, o MDA investiu mais de R$ 70 milhões.

Os equipamentos serão aliados das prefeituras no processo de construção de obras de infraestrutura hídrica, para armazenamento de água, e de recuperação e abertura de novas estradas vicinais. Os municípios selecionados estão localizados no Semiárido ou em locais reconhecidos como situação de emergência ou estado de calamidade pública devido à falta de chuva.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet