Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Logística

Porto de Santos terá draga Xin Hai Niu para obras de manutenção no trecho 4

Nesta semana, o Porto de Santos recebe a draga Xin Hai Niu, com capacidade de cisterna de 10 mil metros cúbicos, para realizar a dragagem de manutenção do trecho 4 do canal de navegação do Porto. O trecho 4 faz parte do projeto de aprofundamento do canal de acesso ao Porto - para 15 metros e largura mínima para 220 metros - em uma extensão de 25 quilômetros. Os serviços estão sendo realizados pelo Consórcio Draga Brasil, através de contrato firmado com a Secretaria de portos.O anúncio foi feito pelo ministro dos portos, Leônidas Cristino, na sexta (16), durante a segunda etapa de sua visita de inspeção às obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em andamento no Porto de Santos.

Outra obra anunciada pelo ministro foi o reforço parcial e de recuperação dos píeres, ponte de acesso e tubovias do Terminal para Granéis Líquidos da Alemoa. O contrato para execução do empreendimento foi assinado dia 5 de agosto. A obra possibilitará a dragagem de aprofundamento dos berços de atracação naqueles píeres, compatibilizando-os com a profundidade do canal de navegação do Porto de Santos, além de trazer ainda mais segurança para as operações de líquidos a granel no terminal.

Os trabalhos serão executados pelo Consórcio Engrest - Dratec durante 21 meses, período previsto para garantir a manutenção das operações do terminal, responsável, hoje, pela movimentação de 5,23 milhões toneladas de granéis líquidos, 68% da movimentação total desses produtos no Porto de Santos no primeiro semestre de 2013 (7,69 milhões toneladas). O valor do investimento é de R$ 36 milhões. A agenda do ministro incluiu visita aos prefeitos de Santos, Cubatão e Guarujá que trataram de questões relacionadas à acessibilidade ao Porto.

Na quinta, Cristino encontrou-se com a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito. Essas reuniões tiveram como objetivo, principalmente, tratar de questões relacionadas à acessibilidade ao Porto.

Cargas

Na quinta-feira (15), o ministro embarcou em composição Ferroviária, a convite da empresa América Latina Logística (ALL), para conhecer o trajeto das cargas que chegam ao Porto santista por esse modal.

Além disso, o ministro acompanhou o desempenho das obras de alinhamento do cais de Outeirinhos (Pac Copa), a Avenida Perimetral Portuária em Guarujá entre outras obras.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet